9ª Sessão Ordinária - 09/03/2004
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu tenho inúmeros assuntos a tratar desta tribuna, mas no dia de hoje, evidentemente, não poderia deixar de dedicar este espaço a nossa Joinville, que completa 153 anos.
Quero agradecer ao Deputado Djalma Berger, que me cedeu o tempo que lhe era destinado no horário do PSDB para que eu pudesse prestar esta homenagem ao meu Município.
Eu gostaria de que ficasse registrado nos Anais desta Casa o editorial do jornal A Notícia, do dia de hoje, que se refere a Joinville e que tem como título: Qualidade de Vida.
Gostaria de que fosse transcrito nos Anais da Assembléia Legislativa todo o corpo deste editorial, que considero de suma importância e que revela, de maneira muito clara e objetiva, o atual momento que vivemos em Joinville.
"A maior cidade de Santa Catarina comemora neste 9 de março a passagem de mais um aniversário, chegando aos 153 anos de fundação. A data vem sendo comemorada com um calendário de eventos e de inaugurações com a marca de quem persegue objetivos bem definidos, dos quais a melhoria da qualidade de vida vem em primeiro lugar. Investimentos na área da saúde, da educação, do lazer e na ampliação dos serviços públicos constituem referencial nos eventos e inaugurações do poder público, dos quais o novo terminal aéreo, que exigiu inversões de R$12 milhões, representa um marco para a cidade.
Denominado ‘Lauro Carneiro de Loyola’, em homenagem a um homem público que nas décadas de 1950 a 1970 muito fez pelo desenvolvimento regional, especialmente na melhoria das condições de infra-estrutura que possibilitaram a continuidade do processo de industrialização, o novo terminal coloca Joinville num outro patamar nos serviços aéreos, tanto de cargas quanto de passageiros.
Com muitos desafios, especialmente na área da profissionalização dos serviços relacionados com o turismo e eventos, na área do ensino e da cultura e no atendimento das carências sociais, Joinville vem perseguindo com exemplar disciplina o primeiro e grande objetivo de toda a comunidade: elevar a qualidade de vida de seus 500 mil habitantes. Neste sentido, o poder público municipal vem conseguindo promover parcerias com a iniciativa privada e estreitar de forma conseqüente o relacionamento com os Governos do Estado e Federal.
Com a participação de lideranças do mundo empresarial e político, o poder público municipal envida continuados esforços na busca de recursos de fora, seja de Florianópolis ou de Brasília, para o atendimento de múltiplas e sempre urgentes carências locais. Os recursos têm vindo para obras em setores de infra-estrutura, como o novo terminal aéreo, para a saúde, para a educação e até mesmo para investimentos de maior porte, no âmbito da cultura, como o Festival de Dança ou para a Escola Bolshoi.
As mudanças do perfil econômico do Município já se fazem sentir. Daqui para frente os novos empreendimentos e eventos darão maior visibilidade ao novo e significativo patamar de crescimento da cidade. Muitas das condições para os novos tempos de Joinville já estão criadas e certamente nos próximos anos, ainda nesta primeira década do século 21, os frutos serão colhidos pela população. Melhoria da qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente, negócios em áreas mais sofisticadas, serviços públicos sempre de melhor qualidade em setores vitais como o transporte coletivo, saúde e segurança mantêm-se como áreas prioritárias, a exigir investimentos vultosos, com o objetivo maior de estabelecer melhores índices de cidadania e desenvolvimento.
Ao chegar aos 153 anos, contudo, Joinville vive um momento feliz, de plena vitalidade e com a auto-estima de sua população elevada. A cidade líder de Santa Catarina pode se orgulhar de manter elevado padrão de vida e de ter perspectivas de continuado crescimento, mantendo, aliás, a tradição de dinamismo e desenvolvimento que remonta aos primórdios de seu processo de colonização, em meados do século 19."
E gostaria, também, de fazer minhas as palavras do Prefeito Marco Tebaldi, que foi muito feliz expressando todo o seu sentimento em relação a Joinville num artigo, publicado também no jornal A Notícia, que eu trago ao conhecimento de V.Exas. e que poderia muito bem ter sido escrito por este Deputado, pois expressa o seu sentimento em relação a Joinville.
(Passa a ler)
"São poucos os Municípios brasileiros que vivem um bom momento. Ao comemorar os 153 anos de Joinville, quem ganha o presente sãos os cidadãos.
As notícias boas dominaram as últimas semanas, elevando a estima de nossa gente. Grupos empresariais anunciaram investimentos que superam a geração de 2.150 novos empregos, o estádio municipal está em andamento, a tão sonhada recuperação da estação ferroviária já é realidade, o novo aeroporto está pronto e operando, mais vôos serão lançados por novas companhias, as redes de escolas municipais e postos de saúde foram ampliados.
Enfim, são tantas coisas boas que recebemos neste aniversário de Joinville, que nos dão motivos de sobra para comemorar. Joinville também faz uma justa homenagem a uma pessoa especial que há 38 anos dedica sua vida ao desenvolvimento do Município, da região e do Estado. Luiz Henrique da Silveira recebeu a medalha de Ordem do Mérito Dona Francisca, já comentado aqui pela Deputada Simone Schramm. Idealizada pelo Senador Henrique Loyola, a comenda é outorgada às pessoas que se sobressaem em prol de Joinville. E ninguém mais merecedor do que nosso Governador, nosso amigo, líder, mestre e companheiro Luiz Henrique da Silveira.
Na programação, procuramos contemplar de tudo um pouco. Temos obras nas áreas de saúde, educação, geração de empregos, segurança, cultura, shows para adultos e jovens, competições esportivas, parque ambiental para lazer das famílias e dezenas de outras atividades.
É gratificante para todas as pessoas que vivem aqui, em Joinville, e que ajudaram a construir essa magnífica cidade, poder participar desse momento de engrandecimento. Como migrante que cheguei para trabalhar, Joinville me abriu as portas e me oportunizou crescimento. Esta é a terra de oportunidades, como uma grande mãe que abraça seus filhos e os aquece, os acalenta em seu peito.
Cada ano que comemoramos o aniversário da nossa Joinville é motivo para refletir sobre seu crescimento. Este ano contamos com uma boa novidade. Desde novembro estamos implementando o planejamento estratégico do Município. O documento elaborado pela sociedade determina os rumos, as vocações, as diretrizes que a comunidade quer da Joinville do futuro. É nessa estrada que vamos caminhar para planejar e solidificar nosso crescimento. Porém, não podemos esquecer de resgatar e preservar nossas raízes históricas e valores culturais.
Uma cidade se faz principalmente com pessoas. E nesse aspecto estamos priorizando a atenção aos cidadãos, seja com escolas, postos de saúde, pavimentação, habitação popular, fortalecimento da economia, atração de novas empresas para gerar emprego e renda e também oportunizar lazer através de manifestações artísticas e parques de contemplação. Ouso citar nosso Governador Luiz Henrique da Silveira, que sempre pregava: ‘Uma cidade sem cultura é um mero depósito de gente, sem rumo e sem futuro’. Também citava Arnaldo Antunes, do Titãs: ‘O povo não quer só comida, quer comida, diversão e arte’. Estamos dando continuidade a essa filosofia administrativa, evitando interromper os grandes projetos iniciados e dando início a vários outros que tornam a vida das pessoas cada vez melhor.
Obrigado a Deus por tudo de bom que tem feito por Joinville. Parabéns para todos nós." E parabéns para nossa cidade, que completa hoje 153 anos de vida!
Quero expressar aqui também o meu carinho pessoal em relação a Joinville. Se hoje sou alguém na vida, devo exatamente tudo a cidade de Joinville, que me recebeu de braços abertos quando lá cheguei, em 1986. Comecei fazendo um pequeno programa de rádio das 7h às 8h e depois fui aumentando esse espaço - hoje também faço televisão. Lá criei a minha família e recebi, já por quatro vezes consecutivas, votações cada vez maiores, duas delas para o Legislativo Municipal e duas delas aqui para a Assembléia Legislativa.
Tenho o orgulho e a honra de ter sido, por duas vezes consecutivas, como candidato a Deputado, eleito com o maior número de votos no Município de Joinville, mostrando que esta minha cidade está impregnada também na minha alma.
Agradeço, de maneira muito especial, a cada joinvilense que acredita no meu trabalho como representante da sua cidade aqui na Assembléia.
Quero prestar esta homenagem porque os quase 500 mil habitantes de Joinville com certeza estão vivendo hoje um momento muito especial. Joinville atualmente é um verdadeiro canteiro de obras; Joinville, hoje, sofre várias inaugurações, quase que diárias, graças ao empenho de um homem que saiu de lá para o Governo do Estado e que hoje nós temos o orgulho de dizer que é o nosso Governador, o joinvilense Luiz Henrique da Silveira, que tem feito por Joinville muito mais do que qualquer outro homem público em toda a história de Santa Catarina.
Nunca, em tempo algum, Joinville teve tanta atenção como está tendo nos dias de hoje, com a presença do Governador Luiz Henrique da Silveira em Joinville. E tudo faremos para mantê-lo aqui por muito tempo, porque, com certeza absoluta, Joinville será sempre agraciada com as obras e com aquilo que precisa para o seu bem-estar e para o desenvolvimento do seu povo.
Muito obrigado, Sr. Governador!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)