Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dionei Walter da Silva

75ª Sessão Ordinária - 14/10/2004

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, pessoas que nos acompanham tanto aqui quanto em Casa, a maioria dos Srs. Deputado já se manifestou sobre a questão da educação, e eu estava para fazer um aparte ao Deputado Paulo Eccel, mas S.Exa. preencheu todo o tempo destinado ao nosso Partido.

Eu estava fazendo uma reflexão sobre o dia do professor, que, na verdade, os sucessivos Governos do Estado de Santa Catarina sempre relegaram ao segundo, ao terceiro ou ao quarto plano a valorização dos profissionais da educação.

Nós já tivemos planos de carreira deixados prontos no final do Governo, mas sem implementar, e os Governos seguintes não implementavam, iam começar de novo. Penso que nesse quesito o Governo Luiz Henrique também está devendo à categoria.

O Secretário de Educação Jacó Anderle assinou conosco um acordo de que implementaria uma comissão integrada pelo Governo e sindicatos da categoria do Magistério, e que estaria neste ano sendo implementado, mas até agora nada aconteceu.

Nós estudamos na História, Deputado Cézar Cim, também formado em Direito, em Economia, a questão do antigo dilema da espada e do arado. V.Exa. deve conhecer, talvez melhor do que eu, o dilema de os Governos terem que investir na produção e na defesa, nas armas. E em países como a Alemanha e o Japão, pós-guerra, por força do acordo internacional, foram proibidos de investir em exércitos, em armamentos, digamos assim, na espada, e são países com grande potencial de desenvolvimento porque utilizaram os recursos justamente para investir em educação. Hoje, tanto a Alemanha quanto o Japão, são países extremamente desenvolvidos e com uma educação bastante desenvolvida.

Nenhum povo vai chegar ao desenvolvimento sem investir em educação. E não é fazer de conta, não é cada Governo mudar o nome do ensino, como bem falou o Deputado Lício Silveira, que vamos resolver o problema da educação. Vamos ter que investir.

Até, simbolicamente, sobre essa questão do arado e da espada, tivemos uma decisão do nosso Governador no início do seu mandato, que eu penso que foi uma decisão que mostra justamente a prioridade do Governo. Poderíamos fazer um plano de carreira para todos os servidores ou poderíamos escolher uma categoria - e não quero desmerecer, em hipótese alguma, a Segurança Pública, que é necessário também ter a sua valorização, mas a primeira escolhida neste Governo foi a segurança pública e não a educação.

É simbólico. Ambos são merecedores de valorização? São! Mas precisamos pensar muito em educação porque todo investimento em educação acaba sendo economia em segurança pública, sem violência e sem exclusão social, inclusive.

Uma outra preocupação que tive foi quando li hoje no jornal Diário Catarinense uma matéria sobre intoxicação. No Município de Santa Rosa do Sul, a Prefeita eleita fez uma carreata e, inclusive, houve a explosão de fogos em um dos caminhões. Mas o que causou espécie foi que no salão paroquial onde seria realizada a festa de comemoração da Prefeita eleita foi espalhado agrotóxico e os policiais que foram fazer a vistoria acabaram se intoxicando.

Então, a suspeita existe, dito por palavras da Prefeita, e é importante que a Segurança Pública faça uma investigação para não ficar na dúvida de que os adversários tentaram intoxicar as pessoas que foram lá comemorar a vitória da Prefeita.

É importante que a polícia investigue e que apure esses casos para que não fiquem dúvidas. Se foi uma tentativa nesse sentido, que os responsáveis sejam punidos, e se não foi, que se apague essa pecha que poderá ficar no serviço público, como foi a questão da morte do Vereador no Município de Rodeio, que até hoje não foi esclarecida.

Todas essas questões precisam de um esclarecimento. Como relatou o Deputado Reno Caramori, essas tentativas de impedir que pessoas adentrem em estabelecimentos escolares apenas porque são de um Partido "a" ou "b", enfim, essa falta de tolerância que temos com a democracia precisa ser extirpada do nosso meio. Precisamos conviver com os diferentes tipos de pessoas, este é o princípio da democracia. Nós temos que nos respeitar enquanto seres humanos. Até podemos divergir nas idéias, como bem disse o Deputado Onofre Santo Agostini, mas não é por isso que vamos nos atracar com soco para defender o nosso ponto de vista. Vamos brigar por idéias com convencimento, com o bom debate.

E a Segurança Pública do nosso Estado precisa intervir e fazer com que esses fatos lamentáveis para Santa Catarina sejam esclarecidos para que não fique essa dúvida e eternamente alguém acusando o outro. E, às vezes, com uma boa investigação, poderá se chegar à conclusão de que pode ter sido um acidente, quem sabe, Deputado Romildo Titon!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)