82ª Sessão Ordinária - 04/11/2004
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Srs. Deputados, vou usar apenas uma parte do horário do nosso Partido porque o Deputado Reno Caramori pretende usar da palavra, e ainda vou conceder apartes aos Deputados Lício Silveira e Antônio Carlos Vieira.
Quero, neste primeiro momento, congratular-me mais uma vez com o Deputado Manoel Mota, que é o novo comandante, o novo representante da Grande Florianópolis aqui nesta Casa. Tenho alertado o Deputado João Henrique Blasi há algum tempo que S.Exa. teria de começar a dividir a sua base, porque o Deputado Manoel Mota, depois de 3 de outubro abandonou o Sul do Estado, deixando o Deputado Genésio Goulart, o Deputado Júlio Garcia, o Deputado José Paulo Serafim, eu e outros sozinhos no Sul! Inclusive comprou uma casa em Palhoça, abandonando de vez o Sul do Estado.
Também vejamos, Deputado Antônio Carlos Vieira, o Deputado Manoel Mota mora em Araranguá, e lá S.Exa. perdeu a eleição para nós. Nós lhe demos uma surra em Araranguá, Deputado Manoel Mota! Até hoje V.Exa. não conseguiu voltar porque não acertou o passo ainda em Araranguá.
E aí, S.Exa., vindo de lá para cá, Deputado Paulo Eccel, V.Exa. não conhece bem o Sul do Estado, margeando a BR-101, saindo de Araranguá: perdeu em Araranguá; subindo um pouquinho, perdeu em Maracajá; vindo mais um pouco, perdeu em Içara; perdeu em Criciúma, em Sangão, em Jaguaruna, em Treze de Maio, em Tubarão, em Capivari de Baixo, em Laguna, em Imbituba, em Garopaba e em Paulo Lopes. Ou seja, de Araranguá, nessa extensão de duzentos quilômetros, o Deputado Manoel Mota só elegeu o Prefeito de Palhoça. Da terra dele até aqui, Deputado João Henrique Blasi, em duzentos quilômetros de 101, S.Exa. só ganhou em Palhoça. Por isso ele comprou uma casa em Palhoça.
Mas, Deputado Manoel Mota, para vir da sua residência até a Assembléia Legislativa, V.Exa. viaja duzentos quilômetros, margeando a BR-101, Deputado Onofre Santo Agostini, onde ele perdeu todos. Nós ganhamos em todos, com exceção de Criciúma. Nos outros nós vamos estar em todas as administrações.
Então, que angústia vive o Deputado Manoel Mota, porque andar duzentos quilômetros sem ter um Prefeito aliado, sem ter uma Prefeitura que tivesse participado da vitória é uma dificuldade!
Por isso é compreensível S.Exa. ter comprado uma casa em Palhoça, porque nesses duzentos quilômetros, a primeira Prefeitura que ganhou, é a de Palhoça! Por isso entendo a sua vinda para cá. Acho que V.Exa. vai representar bem o povo da Grande Florianópolis.
Mas, Deputado Manoel Mota, daqui a quatro anos tem eleição no Sul de novo! Quem sabe V.Exa. possa ter até um resultado mais positivo na sua cidade de Araranguá, nos Municípios da sua base. Não desanime! Não abandone a sua terra, não abandone o seu povo, Deputado Manoel Mota, porque o povo está lá carente porque perdeu em tudo! O PMDB foi varrido no Sul do Estado! E V.Exa. foge? Deixa seus companheiros sem pai, sem mãe, órfãos?
Deputado Manoel Mota, volte para o Sul. Cuide da Grande Florianópolis, mas volte a cuidar da sua gente lá no Sul. Volte a assumir no nosso time. Nós precisamos de V.Exa. lá no Sul para defender nossas causas, especialmente para cuidar dos seus correligionários, que estão com saudades de V.Exa., estão sentindo sua falta, a sua representatividade.
O Sr. Deputado Lício Silveira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Lício Silveira - Gostaria que a televisão centrasse o foco no Deputado Manoel Mota para mostrar como está risonho e satisfeito. Quero parabenizá-lo porque V.Exa. participou da vitória aqui em Florianópolis e também e a de Palhoça.
Pelas colocações do Deputado Joares Ponticelli, V.Exa., realmente, vai ser um dos nossos futuros representantes da Grande Florianópolis.
Eu penso, Deputado Joares Ponticelli, quando S.Exa. faz apologia das derrota de nossas grandes lideranças, que não nos consideramos derrotados, em hipótese alguma! Todo processo político existe para isso! Para sermos derrotados ou para derrotarmos outros.
Não temos vergonha de falar aquilo que sentimos, que constatamos. Agora, é chato, muito chato, Deputado Joares Ponticelli, como V.Exa. diz, ruim mesmo, até nos sentimos mal ouvir o Deputado Manoel Mota falar e não dizer nada sobre sua região, uma só palavra! A compra dessa casa aqui em Palhoça significa que S.Exa. realmente deixou o Sul.
Eu lamento muito, pois é um Deputado combatente, meu particular amigo, mas política é política.
Então, Deputado Manoel Motta, olhe não só para a Grande Florianópolis, mas para o Sul e também para todo o Estado de Santa Catarina, pois somos Deputados pelo Estado de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado Joares Ponticelli, o nosso Deputado Manoel Mota, na sua fala, colocou que ganhou de presente uma representação política contra a sua manifestação, numa utilização indevida da tribuna em favor do candidato que ele defendeu no segundo turno.
Eu gostaria de dizer que no momento em que S.Exa. acabou de fazer o discurso, eu disse que a representação ia ocorrer. Então, S.Exa. já sabia, sim, que ia haver esse processo. E eu vou acompanhar esse processo, porque isso vai me dar ensinamento, Deputado Manoel Mota, pois se V.Exa. não cometeu nenhum crime, eu também vou ter o direito de, para o futuro, usar os mesmos argumentos para também cometer os mesmos crimes que hoje eu penso que V.Exa. cometeu.
Até, Deputado Joares Ponticelli, o nosso candidato a Prefeito, Francisco de Assis, que não foi feliz nas eleições de 31 de outubro, também, em parte, reconheceu o seu bom desempenho na tribuna naquele dia, porque hoje, no Diário Catarinense, tem uma declaração dada a ele dizendo que o Deputado bom para Florianópolis é aquele que infringe a lei. Eu penso que ele estava se referindo aos bons fluidos que V.Exa. lançou à campanha do Prefeito Dário Berger, usando da tribuna de forma irregular.
Quero cumprimentar o Deputado Manoel Mota pelo sucesso nas eleições de Florianópolis. Realmente todos nós, representantes de Florianópolis - o Deputado João Henrique Blasi, o Deputado Celestino Secco, o Deputado Lício Silveira e eu, que tivemos aqui uma boa votação, como todos os outros Deputados, sabemos que a nossa área está começando a ser invadida pelo Deputado Manoel Mota. E eu acho que vai ter um grande sucesso, porque S.Exa. consegue, sim, dentro desse papel que faz, utilizando a verborréia, como a usa muito bem, convencer algumas pessoas de que o Deputado pode fazer muita coisa, mesmo contrariando a lei.
Eu começo a temer pela vinda do Deputado Manoel Mota, e por isso faço minhas suas palavras, de que o Deputado Manoel Mota retorne ao Sul para que deixe a nossa seara um pouco mais tranqüila, porque somos filhos de Deus e queremos também ter uma vida política aqui em Florianópolis e não sermos derrotado amanhã ou depois pelo Deputado Manoel Mota.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Obrigado, Deputado Antônio Carlos Vieira!
Tenho certeza de que o Deputado Manoel Mota, passada a comemoração, a euforia, a festa da vitória, porque S.Exa. certamente disse para a sua gente lá do Sul do Estado que tinha que vir para cá, que era imprescindível a sua presença aqui, senão o seu candidato não ganharia a eleição no segundo turno, até porque no primeiro turno o candidato do seu Governador perdeu a eleição em Florianópolis...
O seu candidato, o candidato do seu Partido, aqui em Florianópolis, Deputado Manoel Mota, não foi nem para o segundo turno! O nosso foi para o segundo turno, disputou, perdeu a eleição e temos que compreender o resultado. Mas o seu candidato, Deputado Manoel Mota, no primeiro turno, nem passou no exame de admissão! Não foi nem do primeiro para o segundo turno! E aí V.Exa. veio no segundo turno para garantir a vitória do candidato que apoiaram.
Quero pedir a V.Exa., em nome de sua gente, que me tem feito portador de recado, os seus correligionários, que estão com saudades de V.Exa., lá no Sul do Estado, para que dê uma passadinha por lá e dê um abraço solidário, e motive-os para as próximas eleições, Deputado Manoel Mota.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)