Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

57ª Sessão Ordinária - 19/08/2003

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho à tribuna falar um pouco sobre memória. O Deputado Joares Ponticelli deve fazer um tratamento porque está com a memória curta. S.Exa. participou de um Governo que por dois anos e meio não deu um centavo de aumento aos servidores e vem aqui criticar antes de o projeto chegar. Penso que é falta de memória! S.Exa. precisa fazer um tratamento. Nós temos grandes especialistas aqui em Florianópolis... S.Exa. deve pelo menos lembrar que o seu Governo, do qual foi Líder, não deu aumento em dois anos e meio, e não deu porque por certo não podia, não tinha caixa.

Agora, vir aqui fazer estardalhaço porque o Governo está mandando um projeto para cá?! É pouco? É. Mas é o que o Governo tem a oferecer. Há um abono que vai ajudar quem ganha menos. Vai, democraticamente, ajudar, de baixo para cima, aqueles que sofrem, aqueles que trabalham. O Governo está no caminho certo.

Agora, chegar aqui e fazer esse tipo de crítica, como fez o Deputado Joares Ponticelli, é querer aparecer, fazer estardalhaço. Isso não é oposição com responsabilidade.

Primeiro deixa chegar o projeto para depois discutir. O projeto nem está em discussão e já vem contando o que está ouvindo, fazendo festival com o que o Governo deu; isso significa colocar o carro na frente dos bois. Se servisse, ele deveria olhar para trás, quando o seu Governo não deu nem um centavo por dois anos e meio aos servidores públicos de Santa Catarina. E não viemos nem uma vez a esta tribuna fazer estardalhaço, porque acredito que para fazer oposição tem de ter responsabilidade e bater na hora certa.

Está faltando fazer oposição com um pouco mais de coração, de responsabilidade, porque nos elegemos para cumprir uma missão, para oferecer a Santa Catarina e à nossa região o que há de melhor. Jogar para dar errado é jogar contra o nosso próprio eleitor, é não querer ver nada crescendo.

Eu, por exemplo, tenho razão de sobra para vir aqui chorar por causa da BR-101, Deputado Valmir Comin. O novo Governo assumiu o compromisso, na época certa abriu o edital, só que esse edital está se arrastando e estamos vendo dificuldades; e o Ministro dos Transportes liberou R$300 milhões para as BRs de Minas Gerais.

A meu ver era o momento do pontapé inicial para a duplicação da BR-101, pois é a obra do compromisso do Brasil! Estão aí os empresários de Tubarão, de Criciúma, de Araranguá, de Imbituba esperando por isso. Estou rezando para que abertas as cartas, tenhamos um vencedor que seja para valer.

Pode haver paralisação na BR-101, não por causa do andamento do edital, mas porque o Ministro dos Transportes não quer fazer ou coisa parecida (essa não é a minha voz e sim a do Sul do Estado), quando contará com a presença de mais de oito Juizes. Com certeza a Polícia não vai forçar a abrir passagem. Só o Exército conseguirá.

Eu não quero acreditar nisso porque confio no novo Governo Federal e quero confiar no Ministro. Quero deixar registrada a minha preocupação, porque todos os dias ajudo a tirar alguém acidentado de dentro do carro. Há poucos dias um Vereador que fazia parte da nossa comissão morreu naquele rodovia. Tivemos de cortar a lataria do veículo para retirar o seu corpo.

Precisamos dar um basta nisso! Chega de mortes! Precisamos de desenvolvimento, pois é o caminho do Mercosul.

Confiamos no Governo Federal e no Ministro porque temos a palavra do nosso Governador Luiz Henrique. Só que não podemos ir levando, enquanto são liberados R$300 milhões para Minas Gerais. Queremos o início dessa obra. Sabemos a dificuldade do Governo, da contrapartida e vamos ser parceiros, mas precisamos do andamento para a duplicação da BR-101.

A nossa luta vem de anos, mas nos últimos três ou quatro anos é permanente em busca de uma solução. E não é o Deputado Manoel Mota quem diz, e sim representantes do CDL, os Deputados, os Vereadores, os Prefeitos, as associações, as Igrejas, enfim, o povo está a aclamar, angustiado, por essa decisão para a duplicação da BR-101.

Nós esperamos que ocorra tudo bem com a abertura das cartas para no final do ano, novembro ou dezembro, vermos as máquinas encostando nos canteiro de obras.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)