Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

77ª Sessão Ordinária - 08/10/2003

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o Partido dos Trabalhadores, hoje aproximadamente com um milhão de filiados em todo o País, realizou no nosso Estado, nos meses de julho, agosto e até o início do mês de setembro, uma verdadeira mobilização, preparando o nosso Partido com vistas às eleições do próximo ano.

Em sete macrorregiões, atingindo o número de 288 Municípios, o Partido dos Trabalhadores fez algum tipo de atividade. Mobilizou a militância, os filiados, as lideranças políticas e fez o debate sobre a realidade de cada região, de cada Município, preparando também os pré-candidatos para o pleito do próximo ano.

Se não bastasse isso, no último final de semana, os dias 3, 4 e 5 foram dias nacionais de mobilização do Partido dos Trabalhadores, e várias atividades aconteceram em Santa Catarina, nos Municípios do nosso Estado. E quanto àqueles Municípios que ainda não o fizeram, como Joinville, farão todos esses eventos no próximo final de semana, com vistas a preparar ainda mais, e qualificar também, os nossos pré-candidatos às eleições do próximo ano.

Quero parabenizar a direção do PT por esse empenho, por essa determinação em preparar os seus quadros para enfrentar mais um processo eletivo que se avizinha.

O objetivo disso é consolidar o PT como o maior Partido que é em nível nacional - temos uma Bancada com 93 Deputados Federais e aqui em Santa Catarina temos a maior Bancada da Assembléia, eis que somos nove Deputados Estaduais - e preparar as nossas lideranças para as próximas eleições.

O PT vem dando uma grande contribuição à Nação brasileira. Não é um Partido que nos últimos dias teve um inchaço; não é um Partido que nos últimos dias trouxe muitos Parlamentares ou que deixou sair muitos Parlamentares. O PT é um Partido que praticamente se manteve com o mesmo número de filiados, de lideranças, de Vereadores, de Prefeitos, de Deputados; é um Partido que teve pouquíssimas alterações nos últimos dias, às vésperas desse processo eleitoral que se iniciou em 3 de outubro, justamente um ano antes das eleições do próximo ano.

Então, o PT é um Partido que tem a preocupação de não apenas crescer sem ter um controle, mas que se preocupa acima de tudo com a formação política de suas lideranças e que vem dar a sua contribuição ao processo da reforma político-partidária deste País.

Neste sentido, nos próximos dias 13 e 14 de novembro, no Congresso Nacional, por ocasião da comemoração dos 180 anos do Congresso Nacional, haverá em Brasília um grande debate, e alguns Deputados desta Casa estarão presentes, iniciando o processo, o debate propriamente dito, da reforma político-partidária.

Eu quero e espero que essa reforma traga aquilo que muitos brasileiros esperam há tantos anos: o fortalecimento dos Partidos Políticos, Deputado Antônio Carlos Vieira, proibindo, inclusive, que pessoas filiadas a um Partido ou eleitas por um Partido, depois de eleitas, nos primeiros dias de seu mandato, já troquem de Partido como se troca de casaco, como se troca uma roupa.

Espero que essa reforma partidária sirva para fortalecer os Partidos do nosso País. Quem sabe, com essa reforma, nós não tenhamos tantos Partidos como temos hoje; quem sabe, diminua; quem sabe, também, essa diminuição seja boa para a democracia, para o eleitor, para o povo brasileiro, que precisa saber conhecer e ter mais facilidade para conhecer quem é quem na política brasileira, o que cada Partido defende, o que cada Parlamentar, que pertence àquele Partido, defende, como ele se comporta, qual a sua posição diante do seu Partido, da sua Bancada.

E o PT vem contribuindo para acontecer esse processo, da forma mais democrática possível. Só teremos políticos sérios, comprometidos com o seu povo, com o seu eleitor, com o Partido que foram eleitos, quando tivermos de fato uma reforma política neste País que mexa nessas estruturas, que faça com que as pessoas percam o mandato, se mudarem de Partido.

Srs. Deputados, li nos jornais uma comparação entre o político que muda de Partido e o torcedor que muda de time de futebol. E a comparação era clara. O torcedor de um time de futebol, por pior que seja o seu time, não muda, não começa a torcer por outro time. Agora, o político vira as costas para o eleitor que confiou nele, naquele Partido, naquela proposta, naquela ideologia partidária. Para o político eleito pouco importa o eleitor, pouco importa o que o eleitor pensa. "Eu quero cuidar da minha vida; eu quero é saber para onde vou e o que vou ganhar".

Nós temos que acabar com isso. Nós temos que ter políticos comprometidos com o seu Partido. E eu espero que os políticos brasileiros, detentores de mandatos, os nossos Deputados Federais, os nossos Senadores, ao fazerem a reforma política, pensem nisso, proíbam, cassem o mandato daqueles que mudarem de Partido.

Só desta forma nós teremos políticos mais sérios e mais comprometidos com o povo deste País, com os eleitores, com aqueles que nos elegem, com aqueles que mantêm esta Casa, que mantêm o nosso salário, a nossa estrutura.

Este povo que paga essa conta tem que ser respeitado e ouvido. E é a esse povo brasileiro que o Partido dos Trabalhadores vem prestando uma grande homenagem: a homenagem da coerência, da fidelidade, com compromisso com a classe trabalhadora.

Espero que com esse discurso não provocar nenhum Companheiro de nenhum Partido, até porque os respeito, e cada um, dentro da sua autonomia, dentro dos seus princípios, sabe muito bem o que fazer, de que forma fazer.

Estou filiado no PT desde os anos 80, quando comecei a minha militância, Sr. Deputado Onofre Santo Agostini, e continuo no mesmo Partido até hoje. Tenho dito e quero deixar registrado nos Anais desta Casa que o Partido dos Trabalhadores é para mim como é o meu Botafogo e como é o meu Joinville Esporte Clube, o meu JEC.

Só tenho esse Partido. E se um dia eu sair do Partido por qualquer divergência, Deputado Lício Silveira, nunca irei para outro Partido.

Quero deixar registrado nos Anais desta Casa que este foi, é e será o meu único Partido. E no dia em que eu desanimar, em que eu não acreditar em mais nada, em que eu ver que fazer política não resolve, em que eu ver que não consigo melhorar a vida das pessoas, não será em outro Partido, com outro projeto, com outra ideologia, que vou conseguir.

Portanto, o PT foi, é e será o meu único Partido. E no dia em que eu desistir do PT, desistirei da vida política. Vou plantar batatas, vou fazer qualquer outra coisa. Vou ser vendedor, Deputado, eis que sou vendedor de profissão, vou fazer qualquer coisa, mas jamais mudarei de Partido.

Que bom seria se todas as pessoas tivessem uma ideologia definida, um princípio de vida e balizassem-se por eles. Se assim fosse, seria muito bom para o povo deste País, para os trabalhadores, para todas as classes deste país e também para o fortalecimento dos Partidos Políticos.

Por isso tenho o maior orgulho de fazer parte do Partido dos Trabalhadores. Tenho o maior orgulho de fazer parte deste Partido que está colocando o nosso País no lugar onde sempre deveria ter estado, eis que precisamos de um País que dê qualidade de vida para o seu povo, que melhore a vida das pessoas da classe trabalhadora, dos empresários, das donas-de-casa, enfim, que melhore a vida de todos nós que moramos nele.

Tenho muito orgulho de fazer parte da família do Partido dos Trabalhadores. Tenho esperança de no próximo ano, com a economia crescendo, Deputado Paulo Eccel, V.Exa., quem sabe, sendo Prefeito de Brusque, com tudo isso que está acontecendo, ver o nosso Partido administrando mais e mais Municípios no nosso País e no nosso Estado.

É com esse objetivo que o PT vem preparando sua militância, seus candidatos, seus pré-candidatos, ou seja, para enfrentar esse grande desafio, que é o desafio das eleições do próximo ano.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)