Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

86ª Sessão Ordinária - 04/11/2003

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero ocupar os 10 minutos que me são de direito nesta tribuna para, primeiro, fazer um breve comentário em relação aos Jogos Abertos do próximo ano.

Escutei atentamente o que o Deputado Paulo Eccel comentava na tribuna e quero dizer, é claro, que não concordo com ele. Não concordo, mas respeito o seu ponto de vista. Eu não concordo porque sou de Joinville, conheço Joinville como pouca gente conhece, e sei que, muitos de V.Exas. também sabem, Joinville tem amplas possibilidades, amplas condições de sediar os Jogos Abertos em Santa Catarina como poucos. Tem toda a infra-estrutura necessária, tem toda a tecnologia à sua disposição, é a maior cidade, hoje, sem sombra de dúvida, de Santa Catarina e, infelizmente, mais uma vez Joinville deixa de ter a honra de sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina.

É triste, porque Joinville já abriu mão desta possibilidade em tempos recentes. Já era para ter sediado os Jogos Abertos de Santa Catarina, mas abriu mão para não criar polêmica, problemas.

Desta vez que já estava tudo praticamente certo, perdemos novamente a oportunidade. E nós temos em Joinville o programa Jovem Cidadão, com o aproveitamento de mais de oito mil jovens no esporte, e certamente daríamos um exemplo para Santa Catarina sobre esta questão do aproveitamento do jovem no esporte. Então, se os Jogos Abertos fossem realizados em Joinville, com certeza absoluta seriam inesquecíveis para o nosso Estado.

Estou falando isso com uma ponta de amargura no meu coração, porque, claro, nós teríamos muito orgulho em sediar estes Jogos Abertos de Santa Catarina no próximo ano.

Estava tudo certo, estava tudo mais ou menos organizado e encaminhado. Havia até preparativos neste sentido.

Eu não posso deixar de comentar, também, que faltou, por parte do nosso pessoal de Joinville, um pouco mais de articulação, um pouco mais de conversa.

Com relação àquilo que o Deputado Paulo Eccel falou, que desta vez não houve interferência política, eu discordo, porque se nós tivéssemos agido politicamente, teríamos conseguido. A verdade é que se fossem analisados apenas os aspecto técnico, de infra-estrutura e de condições, nós levaríamos. Mas nós não pensamos que a questão política também iria interferir nesse meio. Por isso é que não houve uma articulação política; achamos que o esporte não teria esta interferência.

Lamentavelmente, acabamos perdendo de ser a sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina, justamente porque não interferimos politicamente. Esta é a grande verdade.

Até porque V.Exas. sabem que o Governador do Estado é de Joinville e que tinha vontade que os Jogos Abertos fossem realizados em Joinville. E esta é a prova de que não houve interferência política, porque se houvesse certamente não teriam saído de lá os Jogos Abertos, porque havia uma vontade explícita do Sr. Governador de que os Jogos Abertos fossem realizados em Santa Catarina, e ele não interferiu. Deixou que as pessoas analisassem e decidissem por si só. Infelizmente, não olharam o aspecto técnico, o aspecto estrutural e o aspecto que era, com certeza absoluta, o principal para que nós tivéssemos grandes Jogos Abertos em Santa Catarina.

Não vou desmerecer, em absoluto, as três cidades que sediarão esses jogos, até porque são cidades simpáticas. Tenho certeza absoluta de que se esforçarão também para fazer um grande evento no próximo ano. Mas fico triste, meu coração está doendo, porque nós tínhamos certeza de que teríamos Jogos Abertos no ano que vem.

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Obrigada, Deputado Nilson Gonçalves.

Com todo o respeito que tenho pela cidade de Joinville, entendo que foi de uma grandeza imensa ela ceder para as cidades de pequeno porte poderem sediar os Jogos Abertos, haja vista que o esporte amador nunca teve uma delegação tão grande como esta que está tendo na cidade de Blumenau. Cento e um Municípios participando, num total de 293 Municípios do Estado de Santa Catarina. Mas acredito que nós temos que dar oportunidades para as cidades menores, para que mais cidades possam participar dos Jogos Abertos.

Blumenau também já cedeu a oportunidade uma vez para a cidade de Brusque de sediar os Jogos Abertos, que foi o 40º, que achamos que era merecido, já que os Jogos Abertos nasceram naquela cidade. Este ano Blumenau vai sediar os Jogos Abertos. Mas tenho certeza de que essa chama não vai morrer. Precisamos oportunizar cidades menores, haja vista que Joinville, se não me falha a memória, já sediou quatro ou mais edições dos Jogos Abertos, e nós não podemos polarizar essa situação nos grandes Municípios como Blumenau, Joinville, Florianópolis e Chapecó, deixando de dar oportunidade as cidades de Pomerode, Timbó ou Indaial.

Com todo o respeito que tenho à cidade de Joinville, tenho certeza de que faria uma grande edição dos Jogos Abertos. Mas também quero acreditar que as cidades que estão sendo cogitadas - e isso foi votado na Comissão de Desportos, recebendo uma votação de 11 a 6 - sediarão muito bem os Jogos Abertos. Agora cabe ao Governador sancionar ou não, mas acredito, pela sua sensibilidade, que ele vai acatar a posição da Comissão de Desporto.

Muito obrigada!

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Posso lhe assegurar, Deputada Ana Paula Lima, que o Governador deve sancionar, mas com o coração também triste por ver a sua cidade, mais uma vez, alijada da oportunidade de sediar esses jogos. Isso porque tempos atrás nós já cedemos, já abrimos mão também. Porque já estava tudo tão organizado, o Toninho Lerner, que é o responsável pelo esporte no Município, estava todo entusiasmado, todo organizado para fazer esses Jogos Abertos no ano que vem.

Mas nós temos um projeto que está sendo desenvolvido em Joinville, volto a repetir, que é o projeto Jovem Cidadão. Os Srs. Deputados precisam tomar conhecimento deste projeto. É uma coisa muito especial, são mais de oito mil jovens que estão envolvidos com o esporte naquele Município. É uma coisa realmente que faz a alegria de todos nós.

Nós não cedemos, esta que é a verdade. Não vamos ser hipócritas aqui e dizer que cedemos o lugar para as três cidades porque são queridas e simpáticas. Não cedemos! Nós perdemos mesmo, esta é a grande verdade, por falta de articulação! Fazer o quê? Temos apenas e tão-somente que lamentar.

Quero aproveitar o tempo que me resta para fazer, mais uma vez, um apelo à Polícia Rodoviária Estadual, que é de responsabilidade da Polícia Militar e que é a responsável pela fiscalização das rodovias estaduais.

Gostaria de solicitar, através da tribuna, que a Polícia Rodoviária Estadual, nos finais de semana, ao invés de ficar no Itinga, que é um Município localizado no perímetro urbano de Joinville, saia do meio da cidade e vá fiscalizar o entroncamento da Barra do Sul.

A Deputada Simone Schramm conhece muito bem o nosso problema. Aquela saída da Barra do Sul, que dá na BR-280, no domingo é um caos, com filas quilométricas. E a Polícia Rodoviária Estadual fica de braços cruzados lá em Itinga, dentro do Município de Joinville, na frente do armazém, fazendo o quê? Que fique lá no entroncamento, onde realmente precisamos de fiscalização e de ordenação do trânsito! Todo final de semana é este problema. E agora nós vamos começar a temporada de verão e aquilo lá vai virar um caos!

Esse é um pedido que fazemos um pouco nervosos, mas de maneira educada: que ponham policiais militares ou um policial rodoviária estadual para fiscalizar aquele entroncamento lá!

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Gostaríamos de dizer que levamos o Diretor-Geral do DNIT de Santa Catarina nesse entroncamento há duas semanas, juntamente com os técnicos, para que fosse elaborado um plano de emergência até a duplicação.

Seria importante que V.Exa. fizesse um ofício para ajudar neste pleito que é de toda a comunidade de Barra do Sul.

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Não tenha dúvida, Deputado, de que eu assino e estarei em todas as reuniões para cerrar fileiras no sentido de viabilizar melhor aquele entroncamento, que é um verdadeiro caos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)