53ª Sessão Ordinária - 04/06/2002
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho à tribuna na tarde de hoje para fazer um registro no horário do meu Partido, o PPB, que para este Parlamentar é muito importante.
Começamos a acompanhar os debates, as discussões e as conversas em torno das coligações das candidaturas. Muito se diz, muito se especula, e muitos candidatos acabam também extrapolando.
Mas o que queria falar aqui é sobre uma questão chamada de responsabilidade, de grandeza e de respeito. E falo neste momento sobre a União por Santa Catarina, da qual o nosso Partido faz parte e busca através das discussões e dos diálogos encontrar a fórmula, o caminho, para podermos manter a União por Santa Catarina.
Manter a União por Santa Catarina não é só a minha vontade, como é a vontade do nosso Partido, como é a vontade da maioria do povo catarinense. Manter a União por Santa Catarina é manter a continuidade de um Governo que deu certo neste Estado, é dar oportunidade para que Santa Catarina possa continuar contando com políticos de extrema competência e que durante esses quatro anos realizaram um grande trabalho pelo nosso Estado.
Então, neste momento preciso dizer que na minha opinião, Deputado Odacir Zonta, não se discute a questão da candidatura de Esperidião Amin à reeleição. Entendemos a importância que tem para o nosso Estado e para a União por Santa Catarina a sua candidatura ou o quanto foi importante e o quanto a sociedade catarinense espera e tem expectativa de vê-lo novamente candidato ao Governo. E aí sobram 3 vagas, a vaga de vice-Governador para compor com a União e duas vagas para Senador.
Portanto, acho que a segunda vaga é legitimamente conquistada, Deputado Odacir Zonta, pela posição, pela postura e pela lealdade com Santa Catarina e com o Governo. Esta vaga é conquistada pelo PSDB, pois conquistou esse direito que cabe agora aos Partidos que compõem a União por Santa Catarina, o PPB e o PFL.
Não tem o que se discutir. Oferecer essa vaga ao PSDB como companheiro que foi até agora é muito justo, pela importância que tem a participação do PSDB na composição da União por Santa Catarina.
Esse é o momento, e nós não podemos imaginar outra que não seja essa fórmula de abrir o espaço de dizer ao PSDB que essa vaga é sua. Esta tem que ser a proposta do PPB e do PFL, esta tem que ser a proposta de grandeza em favor de uma composição que Santa Catarina quer, que Santa Catarina pede, e que nós concordamos plenamente, que é a composição ideal, que é a composição formada por pessoas que foram leais, que tiveram a grandeza de pensar maior por Santa Catarina, de pensar pelo povo catarinense.
Neste momento precisamos reatar novamente essa composição. E para que esta composição realmente possa ser reatada, precisamos dar a devida importância, a que tem para nós, à participação do PSDB.
Então não consigo imaginar uma composição que não seja essa, uma negociação facilitada que não seja essa, ou seja, devemos tomar a iniciativa e fazer um gesto em favor do PSDB, oferecendo uma vaga de Senador da República, abrindo assim um espaço dentro da União por Santa Catarina para esses que foram companheiros leais, não só nesta Casa, não só administrando o Estado, mas também junto ao Governo Federal, que tanto ajudaram Santa Catarina, sendo indispensáveis para o sucesso da administração do Governo Mais Santa Catarina.
Temos duas vagas, a de vice-Governador e a de Senador da República, e gostaria de me manifestar quanto a isso. No meu entender o PPB e o PFL devem reunir-se e debater, dentro das internas, sem futricas de jornais, porque tem muita gente aí levando e fazendo futricas, que não ajudam em nada.
Esse não é momento para estarem discutindo em jornais assuntos desta natureza. Têm muito futriqueiro que não tem mais voto, mas está fazendo enredo, fofoca. Esse tipo de gente não contribuiu com o momento que Santa Catarina está vivendo.
Não está em jogo apenas uma eleição, mas o futuro de Santa Catarina. Então não é momento para estarmos dando, levando e recebendo recados através de jornais. Então, cabe ao PPB e ao PFL sentar e definir essas duas vagas. E sem problema algum acho que pode-se satisfazer todos os Partidos e podemos ter a grandeza de realizar esta composição que é a melhor para Santa Catarina.
Acho que agora não é o momento de “Mais Santa Catarina”, mas sim o de “Melhor Para Santa Catarina” e o melhor para o nosso Estado é reatar a união, é contarmos com a participação do PSDB, porque foram leais companheiros, mas, acima de tudo, contar também com a lealdade, a seriedade e o doutrinamento do vice-Governador Paulo Bauer.
Surpreende-me muito, como político, como Deputado, como alguém que faz parte da União por Santa Catarina, ver dentro das fileiras dos Partidos que compõe a União - e me avoco ao direito de poder desta tribuna e assumindo a responsabilidade pelas palavras que vou dizer - que não posso imaginar que um Partido do tamanho do PFL possa fazer uma ação de desmoralização, que busca denegrir e atingir um homem da qualificação de Paulo Bauer.
Paulo Bauer não é só um grande político catarinense, mas um grande vice-Governador. É um homem de muito valor na política e teve uma postura junto ao Governo Esperidião Amin ideal para um vice-Governador, como precisávamos. Então Santa Catarina concorda, aceitou e quer a continuidade dessa dupla que deu certo. É difícil encontrar na política dois companheiros que se dêem tão bem quanto Esperidião Amin e Paulo Bauer, que faça um trabalho tão sério quanto os dois, que conseguem então, cada um no seu lugar, representar bem os interesses partidários, da União e, acima de tudo, desse Estado e do povo catarinense.
Surpreende-me quando vejo o que está acontecendo nas internas, lá nas bases. Não posso concordar com isso, ou seja, um atirando pedra no outro vergonhosamente. Essa discussão que já está pública, que já é do conhecimento do povo! Isso fica muito feio para Partidos que têm uma história como os nossos.
Então, preciso ser solidário e não quero atingir ninguém! Mas como dever de lealdade que tenho, como homem público que sou e que sabe reconhecer valores, sou obrigado a reconhecer a competência, a lealdade, a capacidade, o preparo de um cidadão, homem público, que já ajudou a construir a história do nosso Estado, chamado Paulo Bauer.
Paulo Bauer faz um trabalho sério, responsável e, acima de tudo, foi um vice-Governador doutrinado, que soube muito bem representar o Governo quando foi preciso e sempre este ali amparando o Governo quando necessário, naquilo que era solicitado.
Também não posso deixar de dizer que temos no nosso candidato Hugo Biehl, uma das pessoas mais preparadas da política brasileira. Um dos homens mais talhados para este momento que vivemos na política, porque este cidadão catarinense valoroso, não só reconhecido pela sua capacidade de trabalho, mas também pela sua determinação, insistência, dedicação em cima do que é tão importante e que é a base da economia da sociedade catarinense que é a nossa agricultura. Hugo Biehl tem história, reconhecimento, respeito, credibilidade e, com certeza, merece a condição de ter o seu espaço dentro desta composição.
Por outro lado, sabemos que quando se busca uma ampla coligação também devemos abrir mão de interesses pessoais, pois o que conta neste momento é o interesse maior de Santa Catarina e da coligação, que é o interesse de viabilizar a composição política. Se não prevalecerem os interesses pessoais de alguns, os interesses regionais de outros e prevalecer a vontade e o que é melhor para Santa Catarina, com certeza absoluta temos e podemos oferecer ao nosso Estado, ao catarinense e à União por Santa Catarina os valorosos nomes que aqui citamos.
Não podemos desmerecer ninguém, mas aí está uma dupla que é difícil para Santa Catarina aceitar muda-la. Mexer hoje em Esperidião Amin e Paulo Bauer, com certeza, nos trará conseqüências políticas, o que na minha opinião não é inteligente neste momento. Inteligente é reconhecer o trabalho, a capacidade, a importância de manter esta dupla para continuar por mais 04 anos à frente do comando de Santa Catarina, para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e fazer com que o catarinense tenha a oportunidade de criar os seus filhos e viver cada vez melhor.
Santa Catarina vive um momento de ouro, vive o melhor de seus momentos. O crescimento de Santa Catarina é reconhecido por todo o catarinense e as estatísticas mostram que é o maior crescimento da nação brasileira. Ora! Isso não se atinge por acaso, a credibilidade de Santa Catarina é reconhecida pelos organismos internacionais, pelo Presidente da República, pelo Congresso Nacional, pelo Senado da República, que teceu importantes elogios ao Governador Esperidião Amin, ao Estado de Santa Catarina. A grande imprensa brasileira vem citando a atuação do Governo catarinense como modelo, como exemplo, como Governo que faz, que muda, que constrói, que inclui.
Este é o Estado de Santa Catarina preparado para o Século XXI, com as portas abertas para a modernidade, com um crescimento fantástico. Aqui o povo e o fornecedor são respeitados. Aqui respeitamos acima de tudo o crédito e podemos criar e dar esperança às pessoas.
Estamos trabalhando com seriedade e o povo catarinense reconhece o trabalho feito por Esperidião Amin e Paulo Bauer. Poucas vezes vim à esta tribuna para falar em Esperidião Amin e Paulo Bauer. Normalmente falo do Governo de Santa Catarina, do Governador Esperidião Amin sem citar Paulo Bauer. Não que o desmerecesse, mas porque normalmente temos a figura do Governador, mas é importante ter um vice-Governador com a lealdade e a competência que tem Paulo Bauer.
Por isso venho para dizer em alto e bom som que eu, Deputado Nelson Goetten de Lima, farei a minha parte, ou seja, o esforço que for necessário, dentro do meu Partido, da base partidária e da minha região, para que esta dupla possa continuar lutando por Santa Catarina. Assim acho que estaremos agindo com inteligência e, acima de tudo, valorizando quem tem competência, o que deu certo e esta dupla deu certo.
Temos, então, duas vagas para o Senado para poder acertar entre PPB, PFL e PSDB essa composição.
Então, esta é minha opinião. E precisava vir nesse microfone fazer este reconhecimento ao vice-Governador Paulo Bauer, porque não concordo e não aceito o que estão fazendo com ele. Não me legaram nenhum poder para defendê-lo, não foi encomendado...
O SR. PRESIDENTE (Deputado Francisco de Assis)(Faz soar a Campanhia) - V.Exa., dispõe de trinta segundos para concluir.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - ... mas faço por uma questão de lealdade, de reconhecimento,de amizade e, acima de tudo, porque acredito que Paulo Bauer merece o nosso respeito pela sua história de trabalho já exercida nesta Casa, no Congresso Nacional, à frente da Secretaria de Educação, nas ações políticas que desenvolveu e, acima de tudo, como vice-Governador desse nosso querido, grande e importante Estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)