18ª Sessão Ordinária - 05/04/2005
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, visitantes do Balé Bolshoi que prestigiam esta Casa e estudantes que fizeram um trabalho sério e responsável na eleição da União Catarinense de Estudantes. Quero dizer que não tenho dúvida nenhuma de que, de acordo com o edital, dentro da plenária da eleição não há como recorrer, porque os outros foram para um local que não estava previsto no edital de convocação.
O jornal da UNE diz que o Presidente Gustavo Petta participou do congresso e da avaliação, que apesar das dificuldades e da organização do congresso a grande maioria dos delegados conseguiu superar os problemas, elegendo um novo Presidente para a entidade e um programa de atuação para o próximo período, fazendo a gente acreditar que o movimento estudantil de Santa Catarina estará muito bem representado pelo Thiago e por toda a diretoria.
Eu acho que aqui está muito claro que foi feita uma eleição conforme determinava o edital. Então, não existem dúvidas de que não há como recorrer. Por isso, queremos cumprimentar o Thiago, Presidente, toda a diretoria e dizer que aquele que se sente ofendido deveria ter disputado democraticamente.
Eu ouvi o discurso do Deputado Joares Ponticelli tentando envolver até o Governador do Estado em um pleito estudantil. Eu acho que isso é brincar de fazer discurso, é desrespeitar o estudante de Santa Catarina, que prestou e vem prestando relevantes serviços. O Presidente nacional já deu posse à diretoria, dentro da programação. O tema principal do congresso foi a reforma da universidade.
Então, essa nova diretoria pode-se preparar para prestar relevantes serviços, porque o Parlamento de Santa Catarina, com certeza, está aqui para dar todo o apoio, está aqui para ajudar, para contribuir, porque os nossos estudantes são peças fundamentais para o nosso Estado.
Eu acho que não devemos envolver aqui movimentos políticos de "a", "b" ou "c"; eu acho que está na hora de o estudante de Santa Catarina - que é competente, que sabe o que quer, que sabe o que faz - buscar o seu estilo.
Portanto, não adianta virem aqui tentar envolver o Governador do Estado de Santa Catarina. Eu fiquei triste quando ouvi o pronunciamento do Deputado Joares Ponticelli, tentando envolver o Governador do Estado de Santa Catarina, que não tem nada a ver com isso.
Depois de todo aquele problema com o Balé Bolshoi, quando tentaram envolver o Governo do Estado, quando o próprio juiz federal arquivou o processo por falta de conteúdo, será que vão trazer um outro tema para esta Casa? Eu acho que está na hora de acabarmos com isso! Depois do que disseram aqui, que o Governador Luiz Henrique é ditador, que foi da Dops... Eu acho que se é para resgatar, vamos resgatar aqueles que engraxaram as botas dos militares na ditadura, aqueles, sim, que tentaram envolver os estudantes em um outro local para poder dar um golpe de novo.
E se eu procurasse fazer isso, iria dizer o seguinte: os chefes do Deputado Joares Ponticelli é que foram aqueles aos quais me referi aqui, como o Maluf, o Pedro Corrêa, que foi reeleito, com vários processos por desvio, por corrupção, por uma série de problemas. E S.Exa. tentar envolver um Governo que honra Santa Catarina, nós não podemos aceitar de forma nenhuma. Eu acho que está na hora de resgatarmos a verdade e não vimos aqui com um discurso fajuta, furado, irresponsável. Isso nós não podemos aceitar.
Eu entendo que é preciso que Santa Catarina busque os seus próprios caminhos. O Governo do Estado de Santa Catarina é um Governo decente, responsável. Um Governo que, hoje, tem a aprovação de mais de 80% da população de Santa Catarina, não pode ser comparado dessa forma. Eles já perderam a eleição por causa dessa Dops. E agora o Deputado Joares Ponticelli, desesperado, vem de novo falar nesse assunto. E aí eu tenho que levantar a questão dos patrões, porque a língua que ele fala é a língua dos patrões, e aí vem o Maluf, vem o Pedro Corrêa, vem o Amin. Ou seja, quem não respeita não pode ser respeitado. Então, estou pronto, estou preparado para qualquer discussão.
Agora, o que eu preciso é resgatar um trabalho decente dos estudantes de Santa Catarina que não têm envolvimento, que organizaram um grupo representativo e que buscaram eleger a diretoria através do voto democrático e que precisam ser respeitados.
Por isso, quero aqui dizer ao Thiago Andrino e a toda diretoria que se preparem, programem-se e planejem um grande trabalho, para que os estudantes de Santa Catarina possam ficar orgulhosos do papel que vocês vão representar, porque mais do que nunca estão eleitos com legitimidade.
Parabéns a toda a diretoria. Contem com este Parlamentar. Tenho certeza de que este Parlamento será um grande parceiro para que Santa Catarina e os estudantes conquistem cada vez mais novos espaços para os estudantes, eis que são o futuro de Santa Catarina e do Brasil.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)