Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

19ª Sessão Ordinária - 01/04/2004

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, hoje é um dia muito especial para mim, um dia muito importante. Gostaria de me dirigir a todo o povo de Santa Catarina, à minha terra natal, cidade de Lages, à Região Serrana.

Hoje será um dia de despedida para mim, Deputado Paulo Eccel, pois vou assumir uma Secretaria de Estado. Este convite, esta nova função, esta oportunidade que terei, Deputado Romildo Titon, de assumir uma Secretaria é uma oportunidade de aprendizado, de conhecimento e de serviço ao Estado de Santa Catarina.

Continuarei sendo Deputado, mas apenas por um período ficarei à frente desta Secretaria tão importante para a nossa região, Deputado Romildo Titon, a Região Serrana, uma região com índices de desenvolvimento humano mais baixos do Estado. Por isso, acho que não poderia haver pessoa melhor do que um homem da Região Serrana para assumir esta Pasta.

Quero dizer a todos os Deputados e ao povo da Região Serrana que farei o possível para contemplá-los em suas necessidades, não por preterir outros Municípios, mas por ser a nossa Região Serrana carente de recursos e de atenção com relação à questão social.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Deputado Sérgio Godinho, eu, como seu amigo pessoal, quero deixar registrado que o Parlamento perde um excelente Deputado que aqui se revelou. Tenho certeza absoluta de que a permanência de V.Exa. na Assembléia Legislativa foi de muita importância. Por outro lado, toda a região vai ganhar um Secretário que, sem dúvida alguma, poderá fazer um grande trabalho em toda a Região Serrana.

V.Exa. colocou bem, é a região que ficou mais empobrecida do Estado de Santa Catarina, ao longo da história. Não foi por causa deste Governo nem do anterior que ela ficou mais empobrecida, isso aconteceu ao longo da história. E V.Exa. sabe também, como eu e os Deputados Romildo Titon e Antônio Ceron, que as nossas riquezas, os nossos pinheirais e o nosso desenvolvimento foram para outra região. Por via de conseqüência, ficamos pobres. Mas estamos começando a conquistar o nosso espaço. E a participação de V.Exa. na Secretaria, sem dúvida alguma, será de fundamental importância para toda a região e para todo o Estado de Santa Catarina.

É claro, Deputado, que vamos cobrar e solicitar ao ilustre Secretário que comece a ajudar a região. E como ontem eu já lhe fiz o primeiro apelo, vou lhe fazer novamente ou vou reforçar o apelo que fiz ontem. Que V.Exa., como Secretário do Desenvolvimento Social, tenha como primeiro ato a assinatura dos convênios dos centros sociais urbanos que estão em situação dramática, ameaçados até de fechar.

Então, que V.Exa. solicite à assessoria que tome providência com relação à assinatura dos convênios.

Mas, enfim, sucesso, que Deus lhe ajude, lhe dê força para fazer o trabalho que pretende.

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Muito obrigado, Deputado.

O Sr. Deputado Romildo Titon - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Romildo Titon - Deputado Sérgio Godinho, primeiramente, queria agradecer a V.Exa. por nos ter dado a oportunidade de trabalhar juntos na Mesa Diretora neste um ano e três meses.

Aprendemos a conhecer V.Exa. pela sua dedicação, pelo trabalho sério que tem desenvolvido na Mesa Diretora e como Parlamentar, estando presente em todas as sessões, participando do debate em todas as questões, principalmente na área ambiental, que V.Exa tem um conhecimento muito grande, e na área social, que é um trabalho que V.Exa. desempenha há muito tempo. E eu fico muito feliz por ter um amigo da Região Serrana que vai ocupar um cargo importante que certamente trará grandes benefícios para a nossa região.

Quero desejar, em meu nome, como seu amigo pessoal, muito sucesso e que possa fazer daquela Secretaria realmente aquilo que Santa Catarina espera.

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Muito obrigado!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Também queria aqui cumprimentá-lo, Deputado Sérgio Godinho, e desejar-lhe sucesso. E que o Governo lhe proporcione condições para realizar um bom trabalho. E eu não tenho dúvida alguma de que na sua cabeça, na sua mente a sua proposta é fazer um trabalho rápido em favor das comunidades. Evidentemente que V.Exa., que tem muito equilíbrio, dará preferência pela nossa região, até por uma questão de justiça, pois é onde há mais necessidade da participação do Poder Público.

Então, desejo a V.Exa. todo sucesso. Admiro a voluntariedade, a disposição que tem de resolver as questões, até, com urgência. É um estilo que eu entendo que vem ao encontro das nossas necessidades.

Pode ter certeza, Deputado Sérgio Godinho, tirando os 19 foras, as divergências político-partidárias, nós somos parceiros nesse projeto na Assembléia Legislativa de fortalecer a nossa região.

E naquilo que depender da minha modesta ajuda, pode ter certeza de que estarei aqui torcendo e ajudando, se necessário, pelo sucesso de V.Exa. à frente desta importante Secretaria, que foi, diga-se de passagem, bem conduzida pelo meu amigo particular, o Vereador, médico conceituado de Joinville, Dr. Bráulio Barbosa.

O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Paulo Eccel - Nobre Deputado, gostaria de desejar a V.Exa. uma gestão de pleno êxito à frente desta tão importante Secretaria de Desenvolvimento Social. E quando se está à frente de uma Secretaria desse porte é necessário que o gestor, que o administrador tenha sensibilidade, e isso V.Exa. já demonstrou ao atuar neste Parlamento nesses 14 meses de mandato.

Desejo-lhe uma gestão de pleno êxito e que com certeza a sensibilidade de V.Exa. deve e irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas atingidas pela sua Secretaria.

Parabéns, Deputado!

O Sr. Deputado Eduardo Cherem - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Eduardo Cherem - Nobre Deputado, V.Exa. tinha 10 minutos para falar e não falou dois minutos ainda, tanto é o interesse dos Colegas em parabenizá-lo pela nova função, pela nova empreitada que tem pela frente.

Com certeza, com sua humildade, com sua vontade de aprender também, o que é muito importante na vida pública, V.Exa. encontrará desafios muito difíceis pela frente.

Mas nós não temos dúvida de que com a capacidade, com o conhecimento que V.Exa. tem, aos poucos irá resolver os problemas tão prementes da sociedade catarinense.

Estamos à sua disposição, iremos ajudá-lo naquilo que for preciso e torcer, de coração, para que o resultado seja o melhor possível dentro do seu novo desafio.

O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Genésio Goulart - Nobre Deputado, as minhas palavras também não são diferentes daquelas já colocadas aqui pelos Deputados.

Queremos desejar-lhe boa sorte, muito sucesso e tenho certeza de que a Secretaria vai estar em boas mãos pela sua competência. E só posso dizer que o nosso Governador está sendo muito feliz na escolha dos seus Secretários. Com certeza é para dar uma continuidade ao trabalho do atual Secretário Bráulio.

Nas suas mãos não temos dúvida de que o Governo e a sociedade vão estar bem servidos. Parabéns! Que Deus o abençõe.

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Srs. Deputados, é um desafio, é uma oportunidade que eu terei para aprender a servir. A questão do meio ambiente é importante. É um desafio criarmos um crescimento sustentável, mas quero, com a experiência que obtive aqui, fazer o máximo para satisfazer os anseios da comunidade.

Irei voltar, se Deus quiser. Ficarei um tempo lá e voltarei.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)