13ª Sessão Extraordinária - 08/06/2004
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, na última semana, mais precisamente na quinta-feira e sexta-feira da semana passada, nós tivemos na Unisul de Tubarão, com abrangência também nas unidades de Braço do Norte e Imbituba, eleições para escolha dos novos dirigentes do Diretório Central dos Estudantes daquela instituição.As eleições dos DCEs da Unisul, assim como em todas as universidades, são sempre eleições movimentadas, disputadas, que envolvem boa parte da comunidade acadêmica. Movimentam na política estudantil um grande número de estudantes.
Durante três anos, Deputado Antônio Ceron, havia uma predominância de forças do PT com o PMDB, que comandavam o Diretório Central daquela universidade. Forças que vieram para a eleição deste ano sem uma renovação de discurso, sem novas propostas, e aí resolvemos apresentar uma proposta alternativa, com lideranças vinculadas ao nosso grupo político, com novas propostas.
Como dizia o nosso material de campanha, e meio que plagiando o Deputado Antônio Carlos Vieira, a nossa proposta da chapa Se Liga, o nosso slogan era: "Menos falação e mais ação", porque ouvimos muita falação durante esses últimos anos e pouca ação concreta em favor dos estudantes.
Apresentamos essa proposta encabeçada pelo meu colega do curso de Direito, Sr. Luiz Fernando Natálio, o Funk de Imbituba, uma promissora liderança estudantil, que montou um grupo, reuniu novas lideranças e realizou uma campanha transparente, respeitosa, discutindo propostas, discutindo a participação do movimento estudantil nas questões regionais, nas questões locais, na defesa dos interesses dos estudantes, lembrando que aquele grupo de estudantes estiveram aqui quando da defesa da ampliação dos recursos do art. 170.
E para nossa surpresa, Deputado Reno Caramori, a nossa chapa, que foi acusada inclusive pelos opositores de ser uma chapa de direita, de ser uma chapa politicamente a nós vinculada, mas isso não impediu que os estudantes, conscientemente, fizessem a melhor opção.
E na noite de sexta-feira, por volta das 2h, quando terminou a apuração dos votos, a nossa chapa derrotou a coligação PT e PMDB com quase 60% dos votos. A coligação PT e PMDB fez algo em torno de 25% dos votos e a chapa pura do PC do B fez em torno de 15% dos votos.
Essa eleição é emblemática. O movimento estudantil, nos últimos 20 anos, foi o grande berço, o grande fomentador das forças de esquerda deste País. De um ano e meio para cá, companheiros nossos, motivados pelo nosso Partido, estão disputando eleições em diretórios centrais de estudantes, e conquistamos, em menos de um ano e meio, o comando e participamos do comando de 12 Diretórios Centrais de Estudantes em Santa Catarina.
É preciso que se faça uma reflexão sobre essa mudança tão rápida. Certamente o jovem, que nós políticos o ouvimos pouco, pelo seu espírito mais aguçado, mais imediatista na cobrança das promessas dos palanques, mais vanguardeiro, já percebeu que foi enganado. Ele não está mudando por acaso. O resultado dessas eleições não é obra do acaso, mas é troco, é protesto, é resposta para quem os enganou, para quem prometeu e não está cumprindo.
O nosso grupo vencedor das eleições no DCE da Unisul, sexta-feira, em Tubarão, liderado pelo colega Funk, esteve aqui na Assembléia Legislativa exigindo o cumprimento da promessa do Sr. Governador Luiz Henrique de que ampliaria os recursos do art. 170. O outro grupo, do PT e do PMDB, que nós derrotamos, não esteve. Isso é resultado concreto de quem acreditou, foi enganado, e agora, na primeira oportunidade que teve, está dando o troco.
Por isso, eu quero aqui manifestar a toda a diretoria do DCE eleita na última sexta-feira, na Unisul de Tubarão, ao Funk e todos os membros da sua diretoria, os nossos cumprimentos, e renovar publicamente o nosso compromisso de apoiar, de defender as suas lutas porque nós temos certeza de que esse time que assume o comando do DCE da nossa Universidade, assume com outros propósitos; com propósitos de fazer a política estudantil verdadeiramente, de defender os interesses dos estudantes, de brigar pelos interesses dos estudantes.
Deputado Antônio Carlos Vieira, a nossa chapa vencedora das eleições da Unisul, sexta-feira, plagiou o seu slogan de campanha, foi uma espécie de plágio. O nosso slogan era: "Menos falação e mais ação"! E conquistamos quase 60% dos votos, numa vitória que nos emocionou bastante e que certamente esse time, comandado pelo Presidente Funk, vai fazer um grande trabalho frente ao DCE da nossa Unisul no próximo período.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado Joares Ponticelli, eu sou um democrata. O meu slogan é para ser usado: "Menos papo, mais ação!" Todos aqueles que desejarem mais ação, podem, com toda tranqüilidade, criar os adjetivos possíveis, desde que o objetivo principal seja a ação necessária!
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Eu agradeço, Deputado Antônio Carlos Vieira. Nós sabemos que esse grupo poderá contar com o apoio de V.Exa. também, porque no nosso time tem pessoas que pensam como nós, que agem como nós e que vão fazer política estudantil nos moldes que nós atuamos na política partidária, com muita responsabilidade, com muita coerência, com o cumprimento da palavra empenhada.
Para finalizar, Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero manifestar, mais uma vez, a minha preocupação com relação à insegurança, à angústia que estão vivendo mais de 20 mil estudantes carentes de Santa Catarina, aqueles contemplados pelas bolsas do art. 170, da Constituição Estadual.
Foi o Governo de Esperidião Amin quem resgatou esse compromisso e pagou em dia durante os quatro anos de mandato. O atual Governo já encerrou o ano passado devendo duas parcelas, que só quitou no início deste ano.
E agora, Deputado Paulo Eccel, a Comissão de Educação precisa agir rapidamente, porque das cinco parcelas que têm de ser pagas até o final de junho, apenas para duas universidades foram pagas duas parcelas; para a maioria das universidades foi paga somente uma parcela! E até o final do mês de junho têm de ser pagas as cinco! Senão esses alunos vão ficar inadimplentes, Deputado Antônio Ceron, e correrão o risco de não renovarem suas matrículas para o semestre seguinte.
Eu não entendo o que está acontecendo! O dinheiro do transporte escolar não foi! As parcelas do BID-IV estão atrasadas! Os fornecedores estão cobrando! O dinheiro dos alunos carentes não chega! O reajuste dos servidores não veio! O reajuste para a segurança pública também não! O que estão fazendo com o dinheiro se a arrecadação está crescendo?! Onde está o dinheiro de Santa Catarina?!
Eu começo a ficar preocupado porque em menos de 30 dias vamos iniciar uma campanha eleitoral. Eu só espero que esse dinheiro que está faltando para o transporte escolar, para o aluno carente, para o servidor público, para a merenda escolar, para o Programa de Reflorestamento não reapareça milagrosamente na campanha!
Eu começo a me preocupar seriamente com isso! O dinheiro está entrando e não estão pagando o que é devido. Por isso eu começo a me preocupar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)