Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

11ª Sessão Ordinária - 11/03/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o que me traz à tribuna hoje é que ontem recebi um telefonema de uma funcionária do meu gabinete dizendo: Deputada, dê um jeito, porque tem uma senhora aqui, em minha casa, com uma criança e não tem nenhum grão de feijão. Ela não tem pão, não tem leite, não tem nada para dar de comer ao filho nem a ela. Ela já está dias e dias sem comer.

Isso é uma grande vergonha. O desemprego impera. O pequeno, o pobre, o desassistido, o desamparado está faminto, está morrendo de fome. O desemprego é grande, para não falar dos professores.

Existem jovens que dizem para mim: Deputada, meu professor tem que trabalhar 60 horas/aula, cansado, não é valorizado.

Srs. Deputados, eu tenho experiência. Eu lecionei em sala de aula, em escola isolada, levantando às 5h, levando marmita para a cidade de Matos Costa, onde eu lecionava. Fazia o trânsito com ônibus da Reunidas, e muitas vezes, atolado aquele ônibus, empurrávamos o ônibus. Chegando em casa, eu tinha que escolher, ou eu tomo banho, ou eu como alguma coisa para ir para a faculdade - tudo com muita dificuldade.

Porque o professor, Srs. Deputados, ele faz o papel de pai, faz o papel de mãe, faz o papel de enfermeiro, ele faz o seu papel, formando o caráter da criança. As mães, tendo que trabalhar, deixam seus filhos nas mãos dos professores, e estes transmitem todo o seu conhecimento, todo o potencial que adquiriram com longos e longos anos de estudos e suas experiências.

Eu vou, juntamente com as associações de professores, da minha classe de professores, entrar com um pedido para o Governo do Estado, para que tenha carinho, para que olhe para os meus colegas da minha classe profissional, esses bravos professores que hoje estão desassistidos.

Aliás, o professor, Srs. Deputados, deveria ganhar auxílio alimentação, assim como nós recebemos nesta Casa. Eu acho justo.

Srs. Deputados, Sr. Presidente, os aposentados não são respeitados; são pessoas idosas, que já transmitiram muitas experiências aos jovens e hoje, já com seus cabelos brancos, são desrespeitados.

Srs. Deputados, através da nossa Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais e Proteção à Família e à Mulher, nós vamos cobrar que este estatuto não fique só no papel, que ele seja respeitado à risca.

Nós não admitimos esta falta de respeito para com os idosos. Eu espero que este estatuto seja seguido, porque não adianta fazer leis que ficam só no papel.

Eu recebo no meu gabinete muitas cartas dos moradores de Porto União. E há pouco recebi do sindicato, da Câmara dos Diretores Lojistas, inclusive vou entrar com este pedido no Governo do Estado, Dr. Luiz Henrique, para que o recolhimento do ICMS da região de Porto União seja protelado por 60 dias, porque eles perderam tudo.

O Governador, segundo eu soube, através do Prefeito Elizeu, já ajudou com sete carretas de Eternit. Estamos solicitando mais. Eu estou entrando com um pedido solicitando mais.

Eu soube que o Dr. Milton Mendes está trazendo muitas telhas da cidade de Curitiba - informação do Prefeito Elizeu. São telhas usadas, mas ele está fazendo um esforço tremendo e ajudando aquelas vítimas de Porto União, porque todos os telhados foram danificados.

Nós estivemos lá, o Deputado Mauro Mariani esteve lá comigo e pôde constatar a realidade.

Eu não sou autora desta mensagem, quero deixar bem claro. Quem é o autor desta mensagem que eu vou deixar é a Bíblia Sagrada. Está na Bíblia, no Livro de Isaías, podem procurar. Em Isaías 10, versículo 1, prestem bem atenção no que diz. Não sou eu que estou dizendo, é o Criador do Universo que diz, o Autor da Bíblia Sagrada, Aquele que criou os céus e a terra, Aquele que criou todos os animais, os seres vivos, o ser humano. Mas prestem bem atenção.

(Passa a ler)

"Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas e roubando os órfãos!"

Existem muitos órfãos que estão fora da sala de aula, porque não têm dinheiro nem para comprar o material escolar. O nosso gabinete é requisitado todos os dias.

Quanto às viúvas, nem se fala! Estão desempregadas, tendo que fazer faxina, e muitas delas sem ter o que comer.

Vou repetir: "Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas e roubando os órfãos!"

E as pessoas, coitadas, perguntam a quem recorrer para obter socorro.

Deixo essa reflexão para v.Exas. E não são palavras minhas, são palavras da Bíblia Sagrada.

Se os Srs. Deputados prestarem atenção quando esta Deputada elabora projetos de lei na área social, verão que eu coloco um versículo que diz assim: "Quando os justos governam, o povo se alegra, o povo sorri e o povo fica feliz. Quando o ímpio domina, o povo geme.".

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)