77ª Sessão Ordinária - 21/10/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores da TVAL, o que me traz à tribuna hoje é a minha indignação quanto ao abuso ao consumidor. A bandeira que esta Deputada tem defendido é a Lei do Inquilinato, como já se manifestou em outras ocasiões. Mas hoje gostaria de falar sobre mais um abuso ao consumidor.
Na última quinta-feira, foi anunciado pela Petrobras o aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel - uma deixa para os revendedores remarcarem os preços acima do esperado pelo mercado e pela estatal. O reajuste pode ter um impacto violento na inflação do País. Nas refinarias, a gasolina subiu 2,4% e o diesel 4,8%.
Cada vez que aumenta o preço dos combustíveis, o reflexo é imediato na economia, mas o principal prejudicado é o consumidor. O aumenta eleva o custo dos fretes, das tarifas de transportes coletivos e o cidadão que adquiriu seu carro com dificuldade será obrigado a vendê-lo ou a deixá-lo na garagem, pois já não vai dar conta de encher o tanque.
Tudo aumenta em função da alta nos combustíveis: a cesta básica, o gás de cozinha. E quem é que paga o pato de novo, quem é? São os assalariados! É claro que são os mal remunerados, como os professores, os funcionários públicos!
(Continua lendo)
"Tudo aumenta em função da alta dos combustíveis: a cesta básica, o gás de cozinha. E o brasileiro assalariado, que não vê perspectivas de aumento salarial, mais uma vez paga o pato!
Se não bastasse o transtorno que trazem à população os aumentos abusivos dos combustíveis, o consumidor ainda terá que conviver com esse abuso por parte dos postos de gasolina, que, amparados na crise internacional do petróleo, seguem lesando o trabalhador e o consumidor brasileiro.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, os estudiosos da economia brasileira, nem um pouco otimistas, avisam que a situação tende a piorar, pois vários fatores vêm contribuindo para essa previsão.
Enquanto a crise é anunciada, sentimos no bolso o reflexo do desrespeito pelo consumidor e somos obrigados a engolir a remarcação escandalosa dos preços nos postos de gasolina.
Até quando, Srs. Deputados, o cidadão brasileiro será sufocado com aumentos abusivos de preços e salários injustos?"
Deixamos aqui registrada a nossa indignação e uma reflexão em todo o Estado de Santa Catarina. Sabemos que pessoas estão nos assistindo e que já estão muito preocupadas. E nós estamos mais preocupadas ainda, porque pertencemos à Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher e sabemos que existem muitas famílias que, com esses aumentos, estarão gemendo.
Esta é a minha indignação, e deixo esta reflexão para todos os colegas, para os 40 Parlamentares, e para toda a população catarinense.
Muito obrigada, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)