83ª Sessão Ordinária - 09/11/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, amigos que nos assistem, funcionários desta Casa, imprensa falada e televisada, venho à tribuna na tarde de hoje para falar de algumas notícias do jornal A Notícia.
Eu não li o conteúdo da matéria do dia 3 de novembro porque foi feriado após as eleições. Na segunda-feira ficamos em recesso, na terça-feira foi feriado e retornamos na quarta-feira. Eu estava muito atarefada e só depois fui tomar conhecimento desse conteúdo um pouco maldoso.
Diga-se de passagem, Srs. Deputados, essa ainda é uma foto bem antiga. Se fosse uma foto mais atualizada... Trata-se do seguinte: a nota fala com relação ao PL, o meu Partido, que espera reconhecimento.
Aqui fala também que a Parlamentar também mandou recado - e vejam só, mandou recado. Vejam só: "Espero que tudo que ele prometeu seja cumprido".
Srs. Deputados, aqui tem uma matéria do dia 3 de novembro e no dia 4 de novembro o comentarista Ricardinho Machado também deu uma pincelada na nota:
(Passa a ler)
"Da Deputada Estadual Odete de Jesus, Presidente do PL: ‘Espero que tudo que ele prometeu seja cumprido’. E mandou recado para o Prefeito eleito Dário Berger dizendo que o Partido vai querer a sua parte."
Eu não fui entrevistada pelo Sr. Ricardinho, eu não lembro de que eu tenha sido entrevistada por esse cidadão, a quem eu respeito muito. Mas não fui entrevista por ele, então ele não poderia colocar essa matéria.
E esse outro conteúdo aqui do Sr. Clodoaldo é meio apimentado, porque eu não tenho que mandar recados.
Já estamos convivendo há tempo com as Colegas Simone Schramm e Ana Paula Lima, assim como também com os outros Parlamentares desta Casa, e eu não tenho que mandar recado para ninguém!
Eu achei que esta nota foi meio maldosa, Deputada Simone Schramm, pois o Prefeito eleito Dário Berger venceu porque trabalhou, mostrou uma proposta para a população florianopolitana. E graças a Deus que ele venceu.
Agora, eu não gostei dessa matéria que usou o meu nome e colocou a minha foto bem grande. Por que não aparece a foto dos outros Presidentes que são os aliados?
Então, eu gostaria de pedir direito de resposta para esses dois comentaristas.
Hoje saiu mais uma notinha - esta Deputada está sendo muito requisitada pelo jornal A Notícia, dizendo que a Deputada está bastante misteriosa: "Ainda não temos nomes, não discutimos, não sentamos".
Então, quando colocarem notas, é bom verificarem bem para não colocarem palavras maldosas e palavras que esta Deputada não disse.
Srs. Deputados, sempre que eu tiver alguma coisa para falar, eu virei à tribuna para dizer.
O Partido Liberal, como o Deputado Djalma Berger falou no seu pronunciamento, na semana passada, foi um dos primeiros Partidos a se manifestar à Executiva Municipal, liderada pelo Presidente Luiz Viegas. E claro que esta Deputada, como Presidente Estadual da sigla, respeitou o posicionamento. Nós somos um Partido unido. Graças a Deus, foi feita uma limpeza, uma reciclagem no PL. Hoje ele é um Partido puro, limpo e unido. Nós discutimos, analisamos e seguimos unidos, porque casa dividida não subsiste.
Mas agora quero deixar de lado este assunto para agradecer ao Deputado Pedro Baldissera, que foi o Relator do meu projeto discutido hoje na CCJ. Gostaria de agradecer a ele, assim como a todos os membros da CCJ, da qual eu também faço parte, que deram parecer favorável ao meu projeto de lei que autoriza a Secretaria de Estado da Educação a fixar nas salas de aula avisos com telefones para os alunos denunciarem qualquer tipo de violência ou de abuso sexual cometido contra menores.
Trata-se de um projeto muito importante para que a prática maldosa dos abusos sexuais infanto-juvenis sejam extirpados, de uma vez por todas, da nossa sociedade.
(Passa a ler)
"Sr. Presidente, após receber o convite do nosso vice-Presidente José Alencar, esta Deputada compareceu, ontem, na bela solenidade de posse, na qual o nosso vice-Presidente da República assumiu o Ministério da Defesa.
Estiveram presentes no ato solene Ministros, Governadores, Líderes, Parlamentares e Prefeitos de todo o País, além dos Presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal, num sinal de prestígio do Liberal que agora assume uma importante Pasta, o Ministério da Defesa.
No seu pronunciamento de posse o vice-Presidente José Alencar deu ênfase ao admirável trabalho do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que, segundo ele, são instituições nacionais permanentes, sob a autoridade da Presidência da República.
O Ministro falou ainda do importante papel das Forças Armadas na defesa e preservação do patrimônio público brasileiro e dos Poderes constituídos pela lei e ordem, em sintonia com as políticas públicas.
Afirmou que é dever do Ministério da Defesa compatibilizar os orçamentos com a necessidade de aparelhar as Forças Armadas, que merecem destaque especial nas missões de paz no passado e ainda hoje presentes para apaziguar conflitos internacionais.
O Ministro e vice-Presidente José de Alencar, também destacou o papel fundamental das Forças Armadas no desenvolvimento nacional pela preservação ambiental, melhoria social e da infra-estrutura, para atender as populações carentes e desassistidas.
A valorização das Forças Armadas também foi tônica do pronunciamento do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lembrou a atuação do exército dentro do programa de combate à pobreza, e dos compromissos das Forças Armadas com deveres constitucionais na ‘Escrita observância dos princípios democráticos’.
Como Líder do Partido em Santa Catarina, reconheço a importância que tem para o Partido a escolha do brilhante nome do nosso vice-Presidente e hoje também Ministro da Defesa Dr. José Alencar, para assumir a importante Pasta do Ministério da Defesa."
Esta Pasta para o nosso vice-Presidente é de suma importância para o Partido Liberal. Hoje o Partido Liberal, no Estado de Santa Catarina e por que não dizer em todo Brasil, sente-se honrado e mais valorizado. E nós agradecemos muito ao nosso Presidente da República, ao nosso Lula, àquele que despontou e hoje está procurando dar o melhor para os nossos brasileiros.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)