15ª Sessão Ordinária - 26/03/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo esta tribuna, no dia de hoje, para justificar um requerimento que dei entrada nesta Casa, para conseguirmos o tratamento de radioterapia na cidade de Lages.
Atualmente, cerca de 435 pessoas, por mês, acometidos da doença de câncer, têm de ir a Florianópolis, Curitiba ou a Porto Alegre para fazer o trabalho de radioterapia. Este mês, de diversos Municípios, entre eles a cidade do nosso ilustre Presidente, Curitibanos, cerca de 15 pessoas recorrem a Florianópolis para serem beneficiadas com o tratamento de quimioterapia.
As pessoas que se deslocam para a Capital sofrem muito porque são pessoas doentes, muitas delas debilitadas ou em estado terminal, e têm de enfrentar, primeiramente, a distância até a Capital e, em segundo lugar, as dificuldades das estradas esburacadas, mal conservadas, correndo o risco de sofrerem acidentes.
Então, faz-se necessário que somemos esforços para que essas pessoas que, prejudicadas com a doença, possam ser beneficiadas com o tratamento no centro da Região Serrana. Lages já é o centro da saúde, já é o pólo da saúde de toda aquela região.
Hoje, cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade de Lages são ocupados por pacientes da Região Serrana - Anita Garibaldi, Bom Retiro, enfim, a região da Amures. Lages já tem o Cepon, tem o órgão de oncologia, com médicos e equipamentos, e precisa ter também o serviço de radioterapia, pois faz necessário esse serviço à oncologia no Cepon.
Para termos idéia, de Abdon Batista, no interior do Estado, onde não tem estrada, temos um paciente que tem de vir a Florianópolis para fazer radioterapia e faz quimioterapia em Lages. Percorre quase 800 quilômetros para fazer radioterapia na Capital.
Pacientes de Agrolândia, de Água Doce e de Anita Garibaldi, em torno de 14 pessoas, deslocam-se para fazer radioterapia na Capital. Saem de Anita Garibaldi, de um local sem estrada, até Florianópolis.
Se não bastasse o sofrimento dessas pessoas para se deslocarem até aqui, existe a questão financeira. Muitas das pessoas que vêm para Florianópolis têm de ficar em hotel, têm despesa com alimentação, e geralmente acompanham uma ou duas pessoas da família, fazendo com que muitas vendam suas casas para poder fazer o deslocamento para Lages ou para Florianópolis.
Então, Sr. Presidente, encaminho um requerimento desta Casa ao Sr. Governador e ao Sr. Secretário da Saúde, a fim de, num ato de sensibilidade, pedirmos para que seja viabilizado o tratamento de radioterapia na cidade de Lages, onde, retorno a falar, já é o pólo da saúde, viabilizando, assim, o tratamento do câncer às pessoas desses 18 Municípios da Amures e mais outras cidades da Região Serrana.
Então, é importante que isso seja viabilizado, porque esse tratamento em Lages é incompleto devido ao fato de não terem a radioterapia, tendo os pacientes que se deslocar de Lages para Florianópolis.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)