36ª Sessão Ordinária - 20/05/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, iria ocupar, hoje, a tribuna para falar de uma chaga que está atacando cada vez mais a nossa adolescência e a nossa juventude, que é o problema da AIDS.
No entanto, devido às manifestações injustas colocadas pelo Líder da Oposição, Deputado Joares Ponticelli, eu vou falar sobre uma outra chaga, Deputado Herneus de Nadal, a chaga da ditadura, uma chaga que dizimou uma geração de pessoas, uma chaga que criou monstros como o Decreto nº 477, o Ato Institucional nº 5 e o tão famoso Dops.
Entristece-me e não posso aceitar, Deputado Joares Ponticelli, pois eu tenho um respeito verdadeiro por V.Exa., pela sua maneira inteligente de fazer oposição, às vezes sarcástica, que até nos desnorteia aqui, na Assembléia, que venha comparar o nosso Governador Luiz Henrique da Silveira, um homem que sempre esteve ao lado da democracia, a favor da maioria, sempre contra as minorias, com o que aconteceu nos porões do Dops.
Tivemos, sim, assassinatos institucionais, AI-5, AI-50, AI-500, AI-5000! Tivemos, sim, o assassinato de uma geração, uma geração da qual eu fiz parte, Senhores Deputados, e da qual foram assassinados o sonho e a esperança de ter um país cada vez melhor.
Não consigo conceber que queiram colocar o Governador na lama de um porão do AI-5, como fazendo parte do Dops. Isso sim me entristece!
Se hoje nós temos manifestações verbais de maiorias ou de minorias, manifestações públicas, universitárias, parlamentares, muitas se devem ao nosso então Deputado Federal Luiz Henrique da Silveira.
Quantas e quantos estudantes, professores e profissionais não podiam estar aqui hoje ocupando esta tribuna, essas cadeiras? Foram cassados por esse ato institucional; foram mortos por esse ato institucional. Quantas mães e estudantes foram estupradas nos porões da ditadura?
E querer comparar o então Deputado Federal e hoje Governador Luiz Henrique da Silveira como se fizesse parte desse porão?! Não posso aceitar, Deputado Joares Ponticelli!
Permita-me, Deputado, com todo o respeito que tenho por sua pessoa, dizer que V.Exa. foi infeliz na sua colocação porque não sabe o que é a dor de uma família que teve um ente querido preso, torturado e morto nos porões da ditadura. Eu sei o que é, Deputado!
Por isso, hoje, peço humildemente que V.Exa. retire as acusações que fez contra o Governador com relação à questão do Dops, e que o nosso Governador tem saudade da época do Dops.
Faço esse apelo, Sr. Deputado, pois tenho certeza de que V.Exa. foi criado num País democrático. Tenho certeza de que muito sangue foi derramado para que V.Exa. viesse hoje aqui ocupar esta tribuna e manifestar-se favorável àquilo que pensa ser certo. Mas não posso aceitar, jamais, essa conduta, essa maneira e essa agressão que faz ao Governador, notadamente um democrata deste País! Não faço parte do PMDB, mas de teve...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)