Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

57ª Sessão Ordinária - 19/08/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna nesta tarde para deixar registrado nos Anais desta Casa uma manifestação de sentimento deste Parlamentar, Deputado Nelson Goetten, que tem como missão e por decisão de urna e das urnas exercer aqui no seu mandato de Deputado de oposição.

Faço oposição sem a oposição da mágoa, do ódio, da perseguição. Faço oposição com responsabilidade, porque até os melhores Governos do País, dentro do processo democrático, dependem de fazer bem a oposição.

A oposição faz parte do regime democrático, e tenho procurado exercê-la aqui com dignidade, com responsabilidade.

Portanto, não quero dizer que no exercício dessa missão não se acabe atritando-se com alguns Companheiros. Agora, o que não posso aceitar, o que magoa e entristece é a atitude que vimos nesta Casa de alguns Parlamentares, principalmente de um do PMDB, o Deputado Ronaldo Benedet.

O Deputado Ronaldo Benedet, numa atitude de desrespeito, numa atitude agressiva, ofende e atinge a honra do Deputado Nelson Goetten. Ofende, mente e atinge a honra do Deputado Nelson Goetten.

Venho aqui nesta tribuna hoje na busca de restabelecer a verdade e na busca também de defender a minha honra como Parlamentar, porque o Deputado Ronaldo Benedet não tinha o direito de ofender e de mexer em assuntos da minha família, como eu não tenho o direito de questionar o que qualquer irmão ou parente do Deputado Ronaldo Benedet possa fazer. Não tenho o direito e ninguém tem o direito de intervir e querer acusar o Deputado Ronaldo Benedet pela ação, pela decisão ou pelo ato de um irmão seu.

Não posso ter esse direito a não ser que fosse um ser humano que desrespeitasse as pessoas, que não respeitasse a honra das pessoas e que não soubesse valorizar as pessoas.

Então, o Deputado Ronaldo Benedet, num gesto de desrespeito, agressivo, atingiu o Deputado Nelson Goetten dizendo, naquele momento, e fazendo acusações que, primeiro, eram mentirosas.

Estou entrando com uma interpelação contra o Deputado Ronaldo Benedet e faço uma pergunta na interpelação. Primeiro, pergunto ao Deputado Ronaldo Benedet se ele confirma que, na questão da interpelação, Jorge Goetten de Lima é proprietário da Ban Games Ltda., de máquinas de jogos no Estado e se ele pode provar isso.

Em primeiro lugar, estou perguntando se ele pode provar isso. Em segundo lugar, quero dizer que o meu irmão tem essa atividade regularizada desde a época que o PMDB era Governo em Santa Catarina, porque foi ele quem a implantou em nosso Estado.

Não preciso defender o meu irmão Jorge Goetten de Lima porque ele não precisa de defesa, pois ele gera emprego e paga impostos para Santa Catarina.

Mas quero perguntar ao Deputado Ronaldo Benedet se esse comerciante, que foi acusado por ele, e outros tantos são considerados criminosos pelo fato de gerarem uma receita de três milhões para a Codesc?

Eles fazem o mal, mas arrecadam o dinheiro amaldiçoado deles. Então, quero perguntar ao PMDB do Deputado Ronaldo Benedet se ele, quando recebe esses três milhões pagos da Codesc, está queimando esse dinheiro que é amaldiçoado, está jogando fora esse dinheiro que é amaldiçoado? O que está fazendo com esse dinheiro amaldiçoado que está arrecadando?

Essa atividade foi implantada na época do PMDB de Paulo Afonso e desde aquela época ele gera emprego, como tantos outros, e paga os seus impostos de uma atividade que tem amparo legal. Se aquele dinheiro é amaldiçoado, o que ele faz com esse dinheiro?

Quero dizer, com toda a clareza da minha vida, que já paguei um preço muito caro pelos "Benedets" da vida, pelos "Benedets" irresponsáveis da vida, que querem culpar o Deputado Nelson Goetten de uma atividade da qual não faz parte, não gosta, não participa e nunca recebeu favores dela.

Não tenho nada contra quem gosta de jogar, porque no mundo inteiro existe o jogo, mas no mundo inteiro também existe a prostituição; no mundo inteiro vende-se bebida que faz mal para o cidadão; vende-se cigarro que faz mal para o cidadão, e agora estão até vendendo um pedacinho no céu pelo mercado da fé que se faz hoje.

No mundo inteiro pessoas são iludidas e enganadas; no mundo inteiro têm pessoas que vão atrás da ilusão, mas faz parte das pessoas que gostam disso; pagam milhões para assistirem Mike Tyson dar um soco no outro; pagam milhões para verem Ronaldinho jogar num campo de futebol, mas este Deputado não vai, não participa, não gosta, mas não tem nada contra quem gosta disso.

Existem pessoas que alugam aviões para jogar no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, nos Estados Unidos e assim por diante. Este Deputado não gosta disso!

Eu disse três coisas que me tirariam do PP - está aqui o Líder do PP que pode confirmar - e uma delas foi a Codesc. Deixei registrado que três ou quatro vezes procurei o Governador do Estado para que acabasse com isso; três ou quatro vezes procurei o Secretário Amaro da Silva - e podem me contestar - para dizer que isso era uma vergonha, porque a Codesc estava sendo administrada pela picaretagem.

E eu saí do Partido por causa disso. Estava cheio de ser penalizado por "Benedets" da vida, por "Benedets" irresponsáveis.

Eu faço o melhor para não agredir e não ofender as pessoas, procuro servi-las do meu jeito. Sempre recebi do povo solidariedade, amizade, apoio. Eu nunca mexi na moral das pessoas, mas tive a minha moral mexida nesta Casa por muitas pessoas que achavam que estava me beneficiando da Codesc com o negócio do jogo. Eu não conheço uma casa de jogo e ignoro quem vai atrás de jogo, pois não gosto.

Eu disse que seria bom que isso fosse regularizado porque o jogo do bicho está aí, é uma vergonha neste País, mas ninguém conseguiu acabar. Nós temos um Governo Federal que explora o cidadão com rifas de todo tipo, e se o Governo Federal tem, nós também temos que ter no Governo Estadual, porque o Governo Federal não nos mandou nada.

Regulamentem isso, mandem auferir o equipamento na Universidade Federal para saber se ele é confiável, e devolvam ao cidadão o valor que é determinado por lei. Além disso, temos que cobrar para que esse dinheiro possa ajudar em alguma coisa na área social, mas isso tem que ser feito com seriedade.

Foi isso que eu pedi, mas não sabia que dentro da Codesc havia tantos maus elementos. Perdoem-me os bons que lá estão, mas que existia picaretagem lá existia e isso me motivou a sair da Codesc, a sair do PP. E hoje tenho a oportunidade de dizer o quanto sofri por causa dessa porcaria, o quanto sofri por causa desses "Benedets" da vida.

Não sou contra o jogo, não sou contra as atividades, porque cada um é livre para fazer o que bem quiser da sua vida. Acho que o Estado pode regulamentar essa atividade. Aliás, Deputado Herneus de Nadal, talvez a única coisa que posso dizer que o PMDB está fazendo com seriedade é a tentativa de moralizar a Codesc. E isso poderá dar retorno ao cidadão.

Mas quero dizer ao Deputado Ronaldo Benedet que ele tem que aprender com alguns. Eu aprendi com as pessoas e quando não sei as coisas busco me informar para tentar fazer o melhor.

O PMDB está perdendo muitas oportunidades, e se tivesse buscado algum conselho de Romildo Titon talvez fosse diferente, porque aprendi alguma coisa com ele.

É aqui que nós atendemos o povo; é aqui que sai o salário do Deputado Nelson Goetten; foi aqui que no ano de 2000 atendemos 24.000 cidadãos, da cadeira de rodas ao aparelho de surdez.

Nós temos sete médicos atendendo. O Dr. Antônio Schmitt, que trabalha com o nosso salário, o qual fez 2.500 atendimentos no ano de 2000. Trabalha também o Dr. Klaus, o Dr. Vítor, a Dra. Solange Ribeiro, o Dr. Celomar, o Dr. Fábio, a Dra. Maria Salete e o Dr. Gustavo. São pessoas conhecidas que trabalham custeadas pelo salário do Deputado Nelson Goetten. Só no ano passado nós atendemos 20.000 pessoas e este ano já atendemos 10.840 pessoas. Nós temos ginecologista, pediatra, otorrino. É aqui que está o trabalho deste Deputado. Vocês podem conferir, porque aqui consta o endereço de cada cidadão que foi atendido. Este é o trabalho que fizemos, é aqui que damos o retorno e o retorno é solidariedade, amizade e companheirismo.

Eu não posso aceitar agressão e ofensa porque tenho procurado fazer o melhor em favor das pessoas. Procurem saber da vida desse caboclo que veio lá de Pinhalzinho com 25 anos de idade, filho de agricultor, o mais velho de 11 irmãos. E elegeram esse rapaz Vereador de Taió, que depois foi Prefeito de Taió, depois Deputado e agora Deputado outra vez, recebendo a maior votação do Estado.

Não merecia tanto, é bem verdade. Mas procuro cada vez trabalhar mais para tentar dar o melhor de mim em favor desse povo que merece respeito, seriedade, responsabilidade, amparo e amizade. É só o que eu procuro fazer.

Então, não aceito acusação de certas pessoas que vêm ao microfone para dizer que o jogo estimula o crime organizado! É agressão de todo o jeito!

O que estimula o crime organizado é essa banca que nós estamos fazendo contra esse povo, levando-o à miséria. O que vemos é a enganação de muitos políticos que dizem uma coisa no palanque e depois fazem outra! É isto que estimula a criminalidade e a marginalidade! O empobrecimento e o desemprego estimulam a marginalidade que estamos vivendo hoje. O sofrimento das pessoas estimula a marginalidade. Manter um jogo de bicho irregular estimula a marginalidade! O caça níquel montado pelo Governo Federal, que todo dia lança uma rifa nova, estimula a marginalidade!

Eu não defendo o meu irmão. Ele não precisa de defesa. Eu não defendo isso, porque ele é um cidadão, como outros tantos que arrecadam três milhões de reais para a Codesc, que transforma esses recursos em ações a favor da sociedade.

Mas só essa atividade arrecadou, no mês de março deste ano, a quantia de R$1.300 milhão! Se aquele que é um dos 20 empresários é amaldiçoado pela sua atividade, eu pergunto: o que se pode dizer de um Governo que arrecada tudo isso aqui?! Eles, amparados por uma lei, tocam essa atividade. Eu não sou contra a atividade, eu sou a favor é da ordem, a favor do respeito. Não aceito é que se explore o cidadão. Regulamente, fiscalize e aí sim podemos deixar que isso continue atuando. Mas do jeito que está essa bagunça, não posso aceitar.

Então, eu sou um homem que tem posições claras e pago o preço por essas posições, mas não arredo pé do...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)