Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

67ª Sessão Ordinária - 10/09/2003

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, servidores públicos que estão nos dando a honra de participar desta discussão, eu venho ocupar este espaço para dar também a minha contribuição.

Nós somos governistas e acompanhamos o Governo Luiz Henrique, sabemos da sua preocupação, da sua intenção e da sua boa vontade. E é isso que o Governador quer, quer igualdade para todos.

O que me surpreende é quando ouvimos, aqui, principalmente, o discurso do Deputado Joares Ponticelli querendo culpar o Governo Luiz Henrique, esquecendo que a defasagem de mais de 300% é uma repercussão antiga, com todo o respeito. E como V.Exa. falou, deixa para cobrar essa desigualdade daqui a quatro anos.

(Manifestações das galerias)

Exatamente, é verdade, sim, que Paulo Afonso deixou duas folhas de pagamento atrasadas.

(Manifestações nas galerias)

É verdade sim! Concordamos.

O SR. PRESIDENTE (Deputado Onofre Santo Agostini) (Faz soar a campainha) - Solicitamos aos presentes nas galerias que, por gentileza, permitam que o Deputado que está na tribuna possa, democraticamente, manifestar-se.

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - E foram pagos em quatro anos, sem reajuste. O prejuízo que tiveram!

É verdade também que no Governo passado foi dado um aumento, sim, o aumento efeito mortadela. Só depois de três anos deram aumento, fatiado, sim! É verdade!

Agora querem, em quatro meses do Governo Luiz Henrique, cobrar uma defasagem de 300%. Olhem, não vamos dificultar o Governo Luiz Henrique. Vamos respeitar aqueles que estão governando o nosso País e o nosso Estado!

Não estamos aqui para fazer demagogia. Estamos aqui exatamente para falar e cumprir com a verdade. Esse é o papel que estamos fazendo.

Todos sabem que a boa vontade do nosso Governador é exatamente valorizar o servidor - tem dito isso com freqüência - e podem ter certeza de que isso vai acontecer. Nós confiamos, sabemos da sua boa intenção e a forma que ele coloca a sua preocupação.

Isso é o que Sua Excelência está fazendo, valorizar o servidor dentro das possibilidades, até porque assumiu um Governo quebrado, sucateado! Essa é a verdade!

Não podemos tapar o sol com a peneira e querer fazer daqui um palanque eleitoral para o ano que vem! Vamos respeitar esse povo que serve muito bem ao nosso Governo.

Com todo respeito, também quero falar de algumas colocações feitas pelo Deputado Afrânio Boppré. Engraçado, é muito bom criticar, mas esqueceu que o Governo Lula, ao qual demos apoio também, e respeitamos, deu aumento de 1%! O nosso Governador está dando 1% mais um abano de R$150,00.

É muito fácil fazer crítica. Agora, o que não podemos é inviabilizar um Governo! Alguns Deputados da Oposição estão realmente querendo fazer acontecer o que aconteceu com o Governo Paulo Afonso. Aconteceu isso no começo do Governo e depois ficou inviabilizado; não teve mais como governar Santa Catarina.

Com certeza, o que a Oposição está querendo é que isso realmente aconteça, que o Governo fique inviável, e é o que o Governador Luiz Henrique não quer.

Nós apoiamos este Governo e confiamos nele. Podem ter certeza de que serão valorizados e reconhecidos porque estamos acompanhados e sabemos da boa intenção do nosso Governador.

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Nobre Deputado, desejo cumprimentá-lo.

É necessário que se faça aqui justiça. É muito fácil, na troca de Governo, ser incoerente com o que disse.

Hoje vêm hoje aqui os representantes do Governo passado pedir, já no primeiro ano, um aumento impossível, para inviabilizar o Governo Luiz Henrique.

Basta fazermos uma conta: se somarmos cinco ou seis meses desse aumento, no sétimo mês o Governo não tem mais dinheiro para pagar. Vai atrasar o salário. Isso nós não vamos fazer. O Governo Luiz Henrique tem responsabilidades. Tem de pagar a folha do servidor em dia, e vai fazer, mesmo contra a vontade daqueles que torcem para este Governo não dar certo. O Governo Luiz Henrique não vai atrasar a folha. Vai pagar em dia.

É por isso que estamos aqui, ou seja, para sermos vigilantes dessa responsabilidade.Queremos lembrar bem que o Governo passado demorou dois anos e sete meses para dar o primeiro aumento aos servidores, mas pagava em dia o atrasado das empreiteiras!

É claro que aqueles que estão contentes com o Governo passado e querem a sua volta vão ter que esperar os três anos e seis meses do atual Governo. Nós temos que entender que é direito reclamar e defender o Governo passado, mas nós temos a responsabilidade de governar Santa Catarina por quatro anos para poder pagar em dia os servidores.

Essa é a nossa responsabilidade, é isso que queremos fazer no Governo do Estado de Santa Catarina e é isso que estamos defendendo.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Agradeço a V.Exa. pelo seu aparte, nobre Deputado.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)